sábado, 10, maio/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

OAB Sergipe pede interdição de presídio de São Cristóvão

20 de janeiro de 2017
in Municípios
0
Share on FacebookShare on Twitter

16177690_1251039424976906_8643885339564462781_o

Após reunião com advogados criminalistas e a Comissão de Direitos Humanos, a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Sergipe apresentou na manhã desta sexta-feira, 20, em coletiva de imprensa, medidas para conter o caos do sistema carcerário e a crise da segurança pública do Estado de Sergipe.

Em sua fala, o presidente Henri Clay criticou duramente a insistência histórica e infrutífera do poder público na aplicação da velha política punitivista e de segregação no sistema penitenciário e na segurança pública e conclamou a sociedade civil e os poderes constituídos para formação de um novo pacto social pela paz, em detrimento da concepção ultrapassada e falida de uma “política de guerra”.

Foram ainda elencados pontos-chave a serem enfrentados pelo Poder Executivo e pelo Poder Judiciário, tendo em vista a busca de caminhos para conter a crescente onda de violência que assola a sociedade e impedir a iminente explosão do barril de pólvora já aceso nos superlotados presídios sergipanos.

Para tanto, o presidente Henri Clay anunciou o envio de ofício ao Governador do Estado, onde apresentará medidas, mediatas e imediatas, a serem implementadas no âmbito carcerário e na segurança pública. Dentre estas se destacam: regulamentação da advocacia dativa; ampliação e fortalecimento da Defensoria Pública; inauguração imediata do presídio de Areia Branca; construção da penitenciária de regime semiaberto; garantia de cumprimento fiel da lei de execuções penais; triagem de presos pelo grau de periculosidade; garantia de saúde, educação e trabalho, com oferta de cursos profissionalizantes – evitando-se o ócio e garantindo a efetiva ressocialização dos internos; garantia da escolta para condução dos presos as audiências, evitando o adiamento dos atos processuais e o consequente prolongamento das prisões provisórias e criação de programas sociais destinados a acolher a juventude com o objetivo de afastá-la do pernicioso contato com o tráfico de drogas.

A OAB também solicitará reunião com o novo presidente do Tribunal de Justiça, Cezário Siqueira Neto, a quem entregará um conjunto de propostas a ser efetivada pelo Poder Judiciário, a exemplo da aplicação concreta e efetiva da Lei 12.403/2011, que prevê medidas cautelares alternativas a prisão provisória, com a finalidade de fazer valer o princípio constitucional da presunção de inocência, sem risco social; ampliação das audiências de custódia para todo Estado de Sergipe; reabertura dos fóruns distritais para garantia de acesso do povo à justiça; reformular a atual política judiciária de encarceramento, colocando a prisão provisória em seu devido lugar, ou seja, como última ratio estatal; garantia de aplicação da lei de execuções penais e dos princípios contitucionais, dentre eles a dignidade da pessoa humana.

A OAB não só encaminhará propostas aos poderes, como também, continuará a dar a sua contribuição efetiva para a contenção da crise do sistema carcerário. Assim, por meio da Comissão de Direitos Humanos a Seccional criará um mutirão para analisar a situação processual dos presos que não contam com assistência de advogado ou defensor público, e, caso necessário, impetrará habeas corpus para sanar as coações ilegais existentes.

Nesse sentido, a exemplo do que já fora feito com o Cadeião de Socorro, em que a Ordem conseguiu a sua interdição judicial, impedindo a explosão de uma rebelião naquela unidade prisional, a OAB também já requereu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a interdição do COPENCAM, que hoje abriga duas mil e oitocentas pessoas, enquanto a sua capacidade máxima é de oitocentos internos.

Fonte: OAB/SE

Notícias Relacionadas

MP de Contas divulga levantamento preliminar sobre como municípios de Sergipe estão gastando recurso...

Prefeitura de Itabaiana avança em diálogo com o Sintese e anuncia medidas para valorização da educaç...

Itabaiana Festival terá esquema especial de segurança para garantir a diversão do público

Adema flagra descarte irregular de lixo em Poço Verde

Prefeito Samuel investe em recapeamento e iluminação de ruas do Marcos Freire I

Caminhão da Energisa visitará Frei Paulo e Aracaju no mês de maio

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato