quinta-feira, 4, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Teatro, quadrilha, folguedos e música animam aracajuanos e turistas no Centro Cultural

10 de outubro de 2021
in Capital, Cultura
0
Teatro, quadrilha, folguedos e música animam aracajuanos e turistas no Centro Cultural
Share on FacebookShare on Twitter

O público presente na praça General Valadão, no Centro, na noite desta sexta-feira, 8, pôde acompanhar mais uma rodada de apresentações do Festival de Artes Cênicas de Aracaju, que incluiu música, teatro, folguedos e muita tradição.

Iniciando a noite, a Quadrilha Xodó da Vila, com quase 30 anos de caminhada, embalou ao som de forró crianças, jovens e adultos, que foram presenteados com um repertório pensado para o Festival. Triângulo, zabumba e o chiado da sanfona aqueceram os que chegavam ao palco montado em frente ao Centro Cultural.

Adrielle Dias, 21, componente da Quadrilha, questionada sobre esse retorno de apresentações com a presença de público disse que “o coração dispara; são quase dois anos parados. Subir num palco é totalmente gratificante, pois a quadrilha é viver esse olhar do público, essa energia que nos move e nos faz dançar cada vez mais. Esperamos que no ano que vem tudo esteja melhor, e que a gente possa levar alegria novamente a todos”, explica.

Dando continuidade à noite, a Companhia de Arte Mafuá, levou ao público a mostra da cultura popular. O espetáculo Reseiros, que alia dança e teatro, manifesta uma “busca do ciclo natalino” através de tradições folclóricas como o Reisado, São Gonçalo, Chegança e os sambas, homenageando diversos grupos folclóricos.

Maria Valdinete Santos, 50, ou simplesmente “Val”,  reforça que “o Mafuá não é um grupo folclórico, mas sim um grupo de projeção folclórica que traz essas manifestações mediante pesquisa, a partir da originalidade, do figurino, do pé de dança, trazendo ao público o entendimento e a explicação através da cena teatral e dança dessas manifestações”, ressalta a artista. 

Em seguida, na parte interna do Centro Cultural, no palco do Teatro João Costa, o ator Tinho Torquato apresentou o espetáculo “Desencontro”. No enredo, a história pessoal do artista que escolheu na arte a sobrevivência de obstáculos sociais vivenciados na periferia de Aracaju. 

“É um momento histórico, pois estamos saindo de um mundo doente e trazendo cura através da arte; do teatro. Esse espetáculo fala sobre isso, sobre se encontrar, sobre encontrar o outro, nesse lugar da arte e da sabedoria a partir do teatro”, pontuou Tinho.

Vanessa Hipólito, 29, natural de Brasília e atualmente morando e trabalhando em Medelin na Colombia, está em Aracaju a passeio, visitando familiares, e  iaproveutou para curtir o Festival. “Achei muito viva as apresentações. Gostei muito dos figurinos, das danças, inclusive algumas delas eu não conhecia ainda. Achei fantástico o início do teatro, onde o ator desceu e interagiu com o público antes mesmo de subir ao palco, foi muito bacana”, afirma.

Com muita leveza e carisma, a cantora Sandyalê levou música e alegria ao encerramento das apresentações do dia. Gestante de 7 meses da Serena, a cantora confessou que estava ansiosa para reencontrar o público.

“A coisa que eu mais sei na vida é cantar, é emocionante estar aqui com a minha filha aqui na minha barriga, é um acontecimento pois eu não sabia que estaria grávida. Com a pandemia os shows foram adiados, e aconteceu de ser agora. As pessoas vieram e isso é muito lindo. Gostaria, inclusive, de agradecer à Funcaju,à Prefeitura de Aracaju e à Lei Aldir Blanc pois eu não sei como é que seria a vida dos artistas sem esses incentivos,” completa.

Na apresentação, a cantora interpretou músicas do seu segundo disco, Árvore Estranha, e também do EP Desapego e uma música do disco “Um no enxame”.  

Neste sábado, 9, a partir das 15h, o Centro Cultura inicia mais um dia de Programação Cultural. Tem cinema, Batalha de Rima e muita música. A programação completa do Festival de Artes Cênicas está disponível no perfil @funcaju e no site maratonaculturalaju.com.br.

Fotos: Ascom/Funcaju

Notícias Relacionadas

Getam recupera motocicleta com restrição de roubo no Bairro Lamarão

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Mutirão de drenagem soluciona problemas históricos da Travessa Praia Formosa, na 13 de Julho

Defesa Civil alerta para maré alta a partir desta quinta-feira em Aracaju

Arraiá do Embaixador reúne multidão em Lagarto e projeta a Capital Nacional da Vaquejada

Forró Caju 2026: Credenciamento de imprensa para cobertura do evento termina nesta sexta, 15

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato