
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, através da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), está realizando dois grandes investimentos na área de TI para melhorar a infraestrutura da entidade: a implantação de um contêiner para hospedar com segurança as informações do TCE e a interligação do Tribunal à Rede Integrada do Governo do Estado de Sergipe. A previsão é que estas realizações estejam prontas entre o final deste mês e o início de fevereiro.
De acordo com o diretor da DMT, Cláudio Luiz da Silva, a necessidade de aquisição de um contêiner é o resultado de um diagnóstico que foi feito no início do ano passado. “Foi constatado que a hospedagem dos servidores do Tribunal, do armazenamento das informações, hoje acontece de forma precária. Então, um dos itens de infraestrutura mais prioritário foi resolver esta questão da hospedagem desses equipamentos, onde está todo o fluxo de trabalho do Tribunal”, explica o diretor.
Havia duas alternativas para solucionar esse impasse. Fazer a compra de uma sala-cofre indoor, que ficaria dentro do prédio do TCE, mas que seria mais cara, mais complexa e conservadora; e a outra opção seria utilizar um contêiner, solução que fica fora do prédio e menos sujeita às questões estruturais da obra civil. Daí, a opção por esta segunda alternativa.
O contêiner, que mede 6m x 4m e pesa 20 toneladas, é uma caixa semelhante aos contêineres de navio, só que produzida especificamente para atender os requisitos de hospedagem de equipamentos de informática. Ficará instalado numa plataforma de 100m² numa área externa do Tribunal. A parede é blindada contra infiltração e atende as características técnicas de prevenção de incêndio e de controle especifico de temperatura. Para isso, conta com sistema dual de ar-condicionado e de incêndio, além de sistema de energia com nobreak, dois geradores e energia da rede.
Integração
Outro investimento na infraestrutura do Tribunal de Contas é a integração do contêiner com o Data Center da Secretaria de Estado da Fazenda. Um duto está sendo construído ligando os dois data centers, que beneficiará outro projeto do Tribunal, que é o de mudança na forma como são capturadas as informações dos órgãos ligados à administração estadual. Atualmente, o TCE não tem acesso à Rede Integrada do Governo do Estado de Sergipe, mas quando a ligação de fibra ótica estiver pronta, que será paralela à implantação do contêiner, o Tribunal passará a ter total acesso.
Fonte: TCE/SE