segunda-feira, 6, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Catedral Metropolitana: obra já se arrasta por quase uma década

7 de setembro de 2021
in Capital
0
Catedral Metropolitana: obra já se arrasta por quase uma década
Share on FacebookShare on Twitter

Entra ano e sai ano e a reforma da Catedral Metropolitana de Aracaju não termina. Já faz mais de oito anos desde que a obra foi iniciada e ainda não tem, sequer, previsão de conclusão. O prédio é de fundamental importância religiosa para a capital sergipana, mas segue de portas fechadas para a população. Enquanto isso, os religiosos se reúnem em um local que deveria ser provisório.

De acordo com a Comunicação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), o “status” da obra atualmente é “parado”. Para que as atividades possam prosseguir, é necessário que o processo licitatório para ordem dos serviços remanescentes das 1ª e 2ª etapas com a nova empresa seja concluído, e passado por análise e aceitação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Controladoria Geral da União (CGU).

Além disso, a terceira e quarta etapas da obra também se encontram paradas, aguardando a análise por parte do Iphan dos projetos de restauração, elaborados pela Arquidiocese de Aracaju para a licitação. O orçamento inicialmente previsto para esta obra foi de R$ 6 milhões. Segundo a Sedurbs, cerca de R$ 2,4 milhões já foram investidos para a realização da primeira e segunda etapa.

No entanto, ainda falta a conclusão dos serviços remanescentes da 2ª etapa e reparos nos serviços da 1ª etapa, “os quais foram divididos em duas licitações de acordo com o tipo de recurso, onde a primeira está aguardando homologação do processo e a segunda será marcada sessão em breve”. “Além dos serviços da 3ª e 4ª etapas que são para execução dos serviços de restauração das pinturas artísticas das paredes e tetos do pavimento térreo, além da adequação da acessibilidade e proteção e combate a incêndio”, acrescenta a Sedurbs. Ainda segundo a pasta, o processo de execução desta obra é “complexo”, devido à necessidade de divisão da reforma em quatro etapas, de acordo com a disponibilidade de recursos. “Isso dificulta a compatibilização dos serviços, a compatibilização das empresas, além de todos os imprevistos inerentes à execução de uma obra. O Governo do Estado vem incansavelmente unindo esforços com o Iphan e a Arquidiocese, para a conclusão desta obra de suma importância à população sergipana”, justifica a Comunicação da Sedurbs.

Por Laís de Melo | Jornal da Cidade
Foto: André Moreira

Notícias Relacionadas

Em Itabaiana, prefeita Emília Corrêa é recebida com entusiasmo pela população

Operação da PF contra fraudes bancárias cumpre mandados em Aracaju

Feira de Pescados movimenta bairros de Aracaju e impulsiona vendas na Semana Santa

Radames Passos Santos é nomeado secretário municipal da Segurança e Cidadania

Grande Expediente destaca transparência legislativa, desenvolvimento econômico e avanços na área da ...

Sergas garante fornecimento de gás natural ao Shopping Praia Sul em Aracaju

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato