Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, o Parque dos Falcões, localizado na cidade de Itabaiana, se tornou referência na América do Sul por ser o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina. O local foi fundado oficialmente em 2000, por José Percílio e Alexandre Correia.
“O Parque dos Falcões, na verdade, tem uma importância essencial para o mundo. É um trabalho único e sua história, juntamente com o trabalho do Percílio nunca vai existir em outro lugar. O fato dele ter aprendido tudo que sabe com relação ao manejo das aves, sem estudo, somente com a observação das aves é algo extraordinário”, disse Ellen Carvalho, turismóloga e gestora.
O parque também é o único local do país com autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a criação de aves de rapina, abrigando gaviões, carcarás e corujas. O Parque é destino certo nos roteiros de diversos passeios turísticos.
“Durante a excursão, as pessoas sempre dizem que é uma experiência maravilhosa e que nunca imaginaram vivenciar momentos como os vividos lá, ter contato com aves de rapina de tão perto. É algo que só existe aqui, um patrimônio nosso. Um trabalho de observação de aves e Ecoturismo”, explicou. O Parque é aberto à visitação por meio de agendamento pelo telefone (79) 9-9665-4905.