quinta-feira, 5, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Prefeitura de Itaporanga terá de realizar melhorias em matadouro

10 de janeiro de 2017
in Municípios
0
Share on FacebookShare on Twitter
internal_notice_2f9046cd273b420e
Foto: Ascom/MPT-SE

O município de Itaporanga D’Ajuda tem prazo de 150 dias para promover reformas no matadouro público sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1 mil, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou entidade beneficente a ser indicada pela justiça. A determinação é da Justiça do Trabalho que concedeu liminar em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), em decorrência de irregularidades relacionadas a falta de condições de trabalho, saúde e de higiene encontradas no local.

A Justiça do Trabalho determinou ainda que o matadouro terá que se adequar exigências previstas no Decreto nº 30.691/52 e das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Assim sendo deverá atender aos requisitos mínimos para funcionamento dos currais e abatedouros. O município também deve elaborar e implementar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Além disso, deve fornecer, gratuitamente, equipamentos de proteção individual adequados, em perfeito estado de conservação e funcionamento aos trabalhadores.

No material levantado durante fiscalizações realizadas pelo MPT/SE aparecem trabalhadores sem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e descalços. Para piorar a situação a carne animal é misturada com dejetos biológicos. No local também falta água potável para consumo dos trabalhadores e as instalações sanitárias precárias, tendo sido detectada ainda a presença de crianças no matadouro.

Por conta disso, a Justiça do Trabalho também determinou que o gestor municipal deve proibir o acesso de crianças e adolescentes ao matadouro público. Uma placa informando a proibição do acesso de menores de 18 anos terá que ser afixada na entrada do local. Crianças e adolescentes que foram flagrados no matadouro deverão ser encaminhados aos órgãos de proteção.

A reportagem do AJN1 tentou manter contato com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda para que pudesse se pronunciar sobre a decisão da Justiça do Trabalho, mas não obteve sucesso.

Fonte: MPT/SE

Notícias Relacionadas

Sergipe é Aqui: Energisa leva serviços para Feira Nova

CONBASF entrega ao município de Pacatuba, primeiro PRAD da região do Baixo São Francisco

Justiça condena ex-prefeito de Nossa Senhora das Dores e mais quatro pessoas por fraude em licitação

Feira de Ciências de Monte Alegre destaca protagonismo juvenil e inovação científica

Primeira edição do Dialogar leva formação ambiental para 300 crianças em Boquim

Confira a programação do Forró Siri no bairro Jardim neste sábado, 7

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato