Como parte das comemorações inseridas no mês do folclore brasileiro, a Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na noite desta segunda-feira (16), na Praça Polycarpo Diniz de Resende, o I Encontro de Cultura Popular.
A abertura do evento contou a apresentação dos artistas de Rosário do Catete, através da capoeira e do maculelê do grupo Raízes de Angola. Em seguida, a artista Suianny Borborema, também de Rosário do Catete, declamou um poema sobre a campanha Agosto Lilás, que visa identificar e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. O Reisado de São José, do Povoado São José, em Japaratuba; o Batalhão Senhor do Bonfim e os bacamarteiros, do Povoado Aldeia, em Santo Amaro das Brotas, finalizaram a noite dedicada às manifestações culturais.
A secretária Maura Cecília Santos destacou a importância deste evento, que evidencia as riquezas culturais do povo sergipano. “Neste momento o meu sentimento é de gratidão em poder contribuir para a realização deste evento, que enaltece nosso povo por meio das manifestações culturais e que visa resgatar os grupos folclóricos deste período de dificuldades provocadas pela pandemia do coronavírus. Agradeço, indistintamente, a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste que espero que seja o primeiro de muitos eventos dedicados à cultura”, afirmou a gestora, que estava acompanhada da secretária adjunta de Cultura, Rosana Muniz e do secretário municipal de Educação, Elton Lima.
O mês de agosto é dedicado às manifestações culturais em razão do dia do folclore, comemorado no dia 22 de agosto, instituído pelo Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965.
Por Keizer Santos