segunda-feira, 6, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Este ano, Prefeitura de Aracaju já utilizou 7,4 mil toneladas de asfalto em ações de tapa-buraco

6 de agosto de 2021
in Capital
0
Este ano, Prefeitura de Aracaju já utilizou 7,4 mil toneladas de asfalto em ações de tapa-buraco
Share on FacebookShare on Twitter

Apesar da pandemia da covid-19, a Prefeitura de Aracaju mantém em execução os serviços de tapa-buraco em ruas e avenidas em toda a cidade. Tais ações partem de um entendimento lógico: são essenciais não apenas do ponto de vista estrutural, mas por garantir, de forma estratégica, a funcionalidade do trânsito na capital.

Nesse sentido, de janeiro a junho deste ano, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pelas execuções de revitalização da malha viária da cidade, já utilizou mais de 7,4 mil toneladas de asfalto no serviço de tapa-buraco em ruas e avenidas, perfazendo uma área de 113.573 m² até o momento. 

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a gestão municipal tem trabalhado para assegurar dignidade e qualidade de vida à população nos últimos anos, principalmente quando o assunto é obra de infraestrutura. 

“Mesmo com o período de pandemia, a Emurb permaneceu levando aos aracajuanos os serviços considerados essenciais e a recuperação viária é um deles. Mas, primeiro, nos inteiramos das recomendações sanitárias, dos decretos que reordenavam a dinâmica laboral nos órgãos da Prefeitura. A melhora significativa no estado das ruas é visível e, hoje, a população transita por vias mais seguras e com maior conforto. Nosso intuito é sempre o de superar positivamente as metas, portanto, continuar trabalhando para atender às necessidades da população, neste caso, se tratando da qualidade das ruas e avenidas da cidade”, afirma Ferrari.

Ele também fez questão de destacar que os trabalhadores seguem todas as normas de biossegurança para evitar a proliferação da doença, com higienização de veículos e máquinas, recomenda um certo distanciamento dos demais operários, além da obrigação do uso de EPI  (Equipamento de Proteção Individual). “Ou seja, com as devidas precauções, garantimos a continuidade dos serviços estruturantes desenvolvidos todos os dias pelos bairros da capital”, diz. 

Usina própria

Todo o asfalto utilizado no recapeamento e na pavimentação são produzidos na usina de asfalto da Emurb, onde há um rigoroso acompanhamento em todas as fases da produção. “O controle de qualidade começa na própria elaboração da massa asfáltica, realizada na unidade de produção da empresa, localizada no Km 4 da rodovia João Bebe Água, no município de São Cristóvão, onde, diariamente, é feito um ensaio pelo laboratório da usina para garantir a qualidade do Cimento Betuminoso Usinado a Quente, isto é, o asfalto propriamente dito”, explica Ferrari.

Sustentabilidade

O secretário é categórico ao lembrar que, com a aquisição de novos equipamentos, como a máquina fresadora, a gestão municipal tem conseguido não só recapear as vias públicas da cidade de forma célere e eficiente, mas também realizar um trabalho de reutilização do antigo asfalto, uma prática sustentável. 
“O piso asfáltico das vias que estão sendo recapeadas é retirado e recolhido à usina de asfalto da Emurb, onde passa por um processo de reciclagem para ser reutilizado em ruas e estradas ainda sem pavimentação, um exemplo de sustentabilidade. Essa tecnologia não era utilizada em Aracaju antigamente. Nós aproveitamos esse resto de material fresado para fazer a implantação de algumas vias onde não há necessidade de fazer drenagem”, ressalta. 

Por AAN

Notícias Relacionadas

Prefeita Emília Corrêa prestigia Sermão do Monte na Orla da Atalaia

Em Itabaiana, prefeita Emília Corrêa é recebida com entusiasmo pela população

Operação da PF contra fraudes bancárias cumpre mandados em Aracaju

Feira de Pescados movimenta bairros de Aracaju e impulsiona vendas na Semana Santa

Radames Passos Santos é nomeado secretário municipal da Segurança e Cidadania

Grande Expediente destaca transparência legislativa, desenvolvimento econômico e avanços na área da ...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato