
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), na última semana do ano, entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro, registrou 1.621 chamados, com 53 orientações médicas por telefone. O número de trotes no período foi alto, chegando a 945 ligações falsas, 164 delas somente no dia 31 de dezembro.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) montou amplo esquema de atendimento para dar suporte aos sergipanos e turistas durante as festas da virada de ano, com reforço nas equipes médicas e ambulâncias em pontos estratégicos, sobretudo em locais de maior concentração de público.
Para atender a demanda, foram enviadas 246 Unidades de Suporte Avançado (USA), 28 motolâncias e 796 Unidades de Suporte Básico (UBS). Entre as ocorrências por causas externas foram registradas 73 quedas de moto, 21 ferimentos por arma de fogo, 40 quedas da própria altura, 26 agressões físicas, 24 colisões entre carro e moto, 18 ferimentos por arma branca, 15 atropelamentos e sete colisões entre moto.
Réveillon
No final de semana do Réveillon, foram registradas 213 solicitações de envio, com sete orientações por telefone. Para atender aos pacientes, o Samu enviou uma motolância, 38 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 118 Unidades de Suporte Básico (USB). Entre as ocorrências foram registradas 20 quedas de moto, cinco ferimentos por arma de fofo, duas agressões físicas, seis colisões entre moto e carro, cinco ferimentos por arma branca, quatro atropelamentos e uma colisão entre motos.
O Serviço atuou na festa da virada da Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros, num Posto Médico Avançado (PMA) montado exclusivamente para o evento, com sala de estabilização para a assistência aos casos graves, além de leitos para atendimento simples.
Foram realizados oito atendimentos no total, sendo seis clínicos (quatro por uso excessivo de álcool e dois por dor de cabeça) e dois traumáticos. Entre esses registros, foram quatro atendimentos a criança e adolescentes, de idades entre zero e 17 anos.
O Samu presta serviços à sociedade sergipana há 15 anos, com 36 bases em todo o estado, frota de 59 ambulâncias, 43 equipes de unidades de suporte básico e 16 de suporte avançado.
Sriha
O Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (Sriha), gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), realizou 261 transportes durante os festejos de final de ano. Foram sete altas sociais, 139 remoções assistenciais, 78 remoções para realização de exames e procedimentos, 44 transferências hospitalares, oito transporte de pacientes para avaliação de especialistas, além de cinco gestantes de baixo risco assistidas.
O Sriha otimiza o fluxo de pacientes entre as unidades da rede hospitalar do Estado e proporciona suporte de logísticas, somando 261 transportes para esse fim entre os dias 26 de dezembro a 1º de janeiro.
Fonte: Ascom/SES