A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), realizou durante o fim de semana, de 25 a 27 de junho, 138 atendimentos na admissão. Destes, 62 internamentos resultaram em 29 partos e 76 pacientes receberam alta após avaliação. Além disso, cinco pacientes foram transferidas para maternidades que atendem o perfil de risco habitual e dois atendimentos foram realizados no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da MNSL. Informou a gerente da admissão Adhara Bento Fraga.
De acordo com a técnica de enfermagem do serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, Meirivânia Mendonça de Lima, durante o final de semana duas vítimas foram atendidas, sendo uma do sexo feminino, vinda do interior de Sergipe e menor de idade e outra vítima do sexo masculino, vinda de Aracaju. “Nas estatísticas, adolescentes do sexo feminino compõe a maior clientela. Sendo 90%, com faixa etária entre 08 e 16 anos de idade. Já os do sexo masculino possuem entre 06 a 10 anos”, disse Meirivânia.
Ela disse ainda que é primordial a vítima procurar atendimento nas primeiras 72 horas. “Nesse prazo conseguimos realizar todas as medidas preventivas para evitar as doenças sexualmente transmissíveis. A instituição, assim como todas as outras inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), funciona no regime de porta aberta, prestando assistência a todas as pacientes de alto risco que dão entrada na unidade, incluindo de outros Estados”, observou a técnica em enfermagem.
Ela ressaltou que no período citado foram atendidas duas gestantes de outros estados. Uma vinda da Bahia e a outra de São Paulo. A instituição fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone para contato é (79) 3225-8650.
Por SES