Este ano, as máscaras de Carnaval não serão cobertas de lantejoulas e purpurina, mas, nem por isso, os aracajuanos perderão a alegria. O videoclipe lançado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Comunicação Social, reforça a necessidade de prevenção e os cuidados que precisam ser tomados: evitar aglomeração e usar máscaras.
Apesar de o ponto facultativo de Carnaval ter sido cancelado, há muitos motivos para comemorar: a vacinação traz uma nova esperança para Aracaju e para o mundo. Neste momento de enfrentamento à pandemia, é importante continuar somando esforços e manter os cuidados para conter o contágio. Enquanto isso, vale a comemoração em casa, seguindo os protocolos de segurança.
O secretário da Comunicação Social, Carlos Cauê, destaca que o Carnaval é uma festa muito expressiva para a cultura brasileira, então não poderia passar em branco, mesmo com a retirada do ponto facultativo. “Aproveitamos este período para fazer um apelo: é Carnaval, vamos festejar a alegria, mas sem aglomerar, cumprindo as recomendações necessárias. O espírito do Carnaval este ano é de precaução”, afirma o secretário.
Artistas da terra
O videoclipe conta com a participação de 15 artistas locais: Ivana, Cid Natureza, Karla Isabele, Lito, Jorge Ducci, Maestro Pedrinho Mendonça do Grupo Burundanga, Elber da Mania de Ser, Gabriel da banda Os Faranis, Maysa Reis, Irineu, Ygor Felipe, Tontoy e Lateiros Curupira, Nivaldo da Indomada do Frevo e Gustavo da Ultrasamba.
Cauê lembra que a ideia da campanha partiu de um questionamento: quem são os artistas que cantam o Carnaval em Aracaju? A partir disso, foi feito um levantamento de nomes de artistas que se destacam nesse período, de todas as épocas e estilos.
A Prefeitura então contatou um grande número de artistas, explica o secretário, com a intenção de estabelecer uma parceria com esses músicos, por meio de uma contratação com cachê simbólico, proposta aceita pelos 15 artistas que figuram no vídeo.
“É uma campanha para a cidade e para os artistas. Temos desde cantores dos velhos carnavais, como Cid Natureza, até artistas da nova geração, a exemplo de Karla Isabela e Maysa Reis. O objetivo foi juntar as gerações de artistas que cantam tradicionalmente o carnaval de Aracaju”, descreve o secretário.
O cantor Lito Nascimento, um dos convidados para o videoclipe, destaca que a música faz parte da vida em todos os momentos. “Com certeza, no nosso novo normal, a música acolheu muita gente nesses meses em casa. É preciso reconhecer como a música é capaz de mudar a gente. Nós, artistas, trabalhamos para arrancar sorrisos, estamos aqui para contagiar, mas com alegria”, expressa.
Lito descreve que se sente muito valorizado com o convite para participar da campanha. “A nossa satisfação, enquanto artista, é atingir o público com sorrisos, ou com um simples balanço do corpo. Eu, que fiz história em tantos carnavais, me sinto muito honrado ao ver que a Prefeitura de Aracaju reconheceu os artistas locais, é gratificante”, conta.
A alegria com o convite para estrelar a campanha também é compartilhada pelo cantor Irineu. Para ele, “é muito bacana quando a Prefeitura pensa nos artistas locais, trazendo tantos nomes para a cena”, comenta. O artista, que já animou muitos carnavais na capital, deixa um recado: “neste momento, é importante a gente se cuidar”, reforça.
Fonte: AAN