
A equipe do programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na manhã desta quinta-feira(11), um ‘pit stop’ da prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, em parceria com a equipe de infectologia do Hospital Universitário. O objetivo da ação foi divulgar os meios de prevenção, bem como informar sobre a existência do autoteste de HIV.
De acordo com o gerente do programa IST/Aids, Almir Santana, além dos testes serem vendidos nas farmácias, também são disponibilizados pelo HU. “ O Ministério da Saúde repassa os testes para a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, que por sua vez, repassa para o Hospital Universitário e os interessados podem pegar no ambulatório de infectologia. A nossa ação teve o intuito de levar o conhecimento do auto-teste. Foi uma experiência interessante que tive o prazer de participar” disse o médico.
A ação ocorreu em frente ao HU com a abordagem de veículos e pedestres. Os profissionais de saúde promoveram uma conscientização sobre o uso dos preservativos e do sexo seguro, além de destacar a importância dos testes rápidos para detecção de HIV, outras ISTs e hepatites virais.
“Através do teste de HIV é possível saber o diagnóstico preciso de infecção pelo vírus ou não. Ficar em dúvida e não realizá-lo pode agravar a doença, além disso, sem saber pode-se haver a contaminação para outras pessoas”, finaliza.
Fonte: SES