
De 11 a 18 de setembro de 2020 o Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou 128 tremores de terra no município de Canhoba, situado na região do Baixo São Francisco. Somente nesta sexta-feira (18), foram sentidos pelas estações 14 abalos sísmicos.
De acordo com o LabSis, o maior tremor registrado hoje, por volta das 3h03, foi de magnitude preliminar 1.5 na escala Richter, considerado de baixa intensidade. Conforme o LabSis, diversos moradores publicaram em suas redes sociais informações sobre os tremores de terra. Não houve registro de feridos ou danos materiais.
Ainda conforme o LabSis, na última quinta-feira (17), um evento (de magnitude preliminar 1.8) ocorreu pela manhã (10h43, hora local) e foi sentido por moradores de Canhoba. Em São Brás, do outro lado do Rio São Francisco, em Alagoas, o estrondo também foi ouvido pela população.
Desde a instalação, na seana passada, de equipamentos na estação sismográfica do município, a evolução da atividade sísmica na região vem sendo acompanha pelo Laboratório Sismológico com mais precisão.
Segundo o professor Dr. Joaquim Ferreira, em publicação feita no blog Sismos do Nordeste na última quinta-feira (17), “não é possível prever como a atual atividade sísmica vai evoluir, ou seja, se a atividade vai diminuir e desaparecer ou, ao contrário, vai aumentar, com a ocorrência de tremores de magnitude maior que os até agora observados”.
O Laboratório Sismológico segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real.

Fonte: AJN1