quinta-feira, 25, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Destaques

Auxílio emergencial amenizou impactos da pandemia na economia, diz UFS

3 de agosto de 2020
in Destaques, Economia
0
Share on FacebookShare on Twitter

O Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional (Leader) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou, na manhã desta segunda-feira (3), uma nova simulação dos efeitos da pandemia da Covid-19 na economia sergipana em abril. A análise realizada no âmbito do projeto EpiSergipe estima que o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial do Governo Federal amenizou o impacto no mês analisado de R$ 648,5 para R$ 398,3 milhões.

O coordenador do Leader, professor Luiz Carlos Ribeiro, afirma que, além do auxílio emergencial, a simulação leva em conta a retirada de trabalhadores informais, a queda do emprego formal observada no estado, e a média do índice de isolamento social.

Sem considerar a política compensatória, a estimativa é de um custo de R$ 648,5 milhões em abril, o que representaria 2,4% do PIB (Produto Interno Burto) de Sergipe. Com o pagamento da primeira parcela do auxílio, por sua vez, o impacto é minimizado para R$ 398,3 milhões, o que significaria 1,5% do PIB. Nisso, a redução é de 38,7%.

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal”A principal explicação para essa redução é que o auxílio emergencial garante um consumo mínimo ou de subsistência para as famílias mais pobres e trabalhadores informais o que, por sua vez, estimula a economia,” ressalta o pesquisador da UFS.

Distribuição do auxílio

Dados do Ministério da Cidadania mostram que 731.721 pessoas (31,7%) foram beneficiadas com a primeira parcela do auxílio em Sergipe. Mais da metade desses beneficiários (52,4%) já recebiam o Bolsa Família. Outros 28,1% fizeram o cadastro pelo aplicativo da Caixa, e 19,5% foram novos beneficiários oriundos do CadÚnico.

A análise do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional da UFS ainda aponta que, entre os municípios, Canhoba e Gracho Cardoso apresentaram as maiores parcelas da população beneficiada, com 47,8% e 47,1%, respectivamente. Por outro lado, Aracaju e Laranjeiras tiveram as menores parcelas, com 22,2% e 28,2%.

“Em termos do valor distribuído por município, a região metropolitana de Aracaju, constituída por Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, respondeu por 33,63% do total do auxílio. Percebe-se que as microrregiões de Estância, Tobias Barreto e Itabaiana também se destacam,” sinaliza Luiz Ribeiro.

Arte: ascom/ UFS
Arte: ascom/ UFS

Efeitos setoriais

A simulação indica também os setores em que o auxílio mais atenua o impacto na economia sergipana. São eles: atividades imobiliárias, serviços às famílias, alojamento e alimentação, e comércio. Já entre as atividades industriais, alimentos e bebidas.

“De forma geral, percebe-se que a política compensatória atenua o impacto em todos os setores. Os serviços, por serem atividades mais demandadas pelas famílias em geral, têm uma redução relativamente maior do impacto,” complementa o professor.

Além de Luiz Carlos Ribeiro, o estudo foi elaborado pelos professores do Leader no Departamento de Economia da UFS, José Ricardo de Santana, José Roberto Lima Andrade, Fábio Rodrigues de Moura, Fernanda Esperidião e Marco Antônio Jorge.

Projeto EpiSergipe

A Universidade Federal de Sergipe firmou uma parceria com o Governo de Sergipe para o desenvolvimento de um projeto que visa acompanhar o grau de contaminação e os impactos do Novo Coronarívurs em Sergipe. O investimento será de R$ 4.160.000,00.

Subdividido em três vertentes, o projeto terá duração de um ano e consiste em monitorar o nível de infecção por Covid-19, identificando-se a prevalência em quinze municípios, estimar os impactos socioeconômicos da pandemia no estado e acompanhar os impactos sociais da pandemia em populações mais vulneráveis.

Fonte: Portal UFS

Notícias Relacionadas

Ministério do Trabalho e Emprego inicia, nesta sexta-feira (15), pagamento do quarto lote do abono s...

Governo federal anuncia subsídio para frear aumento no preço dos combustíveis

Governo do Estado divulga calendário de pagamento dos servidores do Executivo para maio

União Europeia retira Brasil da lista de países autorizados a exportar carnes e suspende compra a pa...

Custo da cesta básica em Aracaju aumentou 3,49% no mês de abril

Petrobras tem lucro de R$ 32,7 ​bilhões no 1º tri de 2026, queda de 7,2%

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato