O vereador de Aracaju Lucas Aribé (Cidadania) participou, nesta segunda-feira (11), de uma videoconferência com a secretária da Saúde, Waneska Barbosa, sobre as ações do município no enfrentamento à Covid-19. O parlamentar fez questionamentos que recebeu da comunidade a respeito do trabalho desempenhado pela pasta desde o início da pandemia.
Entre as perguntas elencadas pelo vereador, a ausência do número adequado de EPIs denunciada por trabalhadores em protesto nesta segunda, a regulação dos pacientes que buscam atendimento nos Hospitais Municipais e também questões ligadas ao hospital de campanha. “Temos relatos de pessoas que estão se dirigindo ao Huse porque não conseguem atendimento nas UPAs. A Saúde precisa orientar a população adequadamente sobre quais as unidades de referência, especialmente para os casos mais graves”, disse Lucas.
A secretária Waneska Barbosa respondeu que as UPAs Fernando Franco e Nestor Piva são as principais portas para recepção dos pacientes com suspeita de Covid-19 ou sintomas de síndromes gripais. A gestora também negou a denúncia de baixa oferta de equipamentos de proteção para os profissionais da saúde, mas não soube estimar qual a previsão de duração do estoque atual disponível na rede municipal.
Na videoconferência, Lucas também apresentou uma sugestão à Mesa Diretora para que as próximas reuniões com representantes do Poder Executivo sejam transmitidas pela TV Câmara. Segundo ele, é uma forma de dar mais transparência ao trabalho que vem sendo desempenhado pela gestão municipal. “Estamos esclarecendo dúvidas da população, afinal de contas o vereador é um representante do povo, portanto os aracajuanos são os maiores interessados no que estamos tratando aqui”, pontuou.
Por Assessoria de Imprensa