Pensando no risco de contaminação vivenciado pelos policiais civis e militares, agentes penitenciários e bombeiros militares sergipanos e suas famílias, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) protocolou na última quinta-feira, 30, uma indicação de pagamento do adicional de insalubridade às categorias por parte do Governo de Sergipe. O documento pretende implantar o pagamento aos servidores da segurança pública durante o período de atuação na pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A solicitação foi protocolada junto à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) e é direcionada ao governador Belivaldo Chagas (PSD). “O adicional de insalubridade é um benefício que deve ser aplicado ao trabalhador que executa atividades as quais podem ameaçar de alguma forma a sua saúde. Interpretemos que os agentes de segurança estão expostos diariamente ao risco de contaminação do novo coronavírus e devem ser gratificados com esse pagamento”, destacou Kitty.
Para a deputada, o Governo de Sergipe precisa refletir sobre o pagamento do adicional para os policiais e as demais categorias que lidam com o risco de infecção neste momento. “Entendemos que o momento é de controle de gastos, mas estamos falando de batalhadores que estão atuando na linha de frente da manutenção da segurança da população em um momento em que grande parte da sociedade se encontra em suas casas trancados à espera da passagem do surto do coronavírus. Esperamos que o governador tenha a sensibilidade necessária com os policiais”, completou.
Por Daniel Rezende