terça-feira, 26, maio/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

No combate à covid-19, voluntários doam protetores faciais à Prefeitura de Aracaju

3 de abril de 2020
in Capital, Destaques, Saúde
0
Share on FacebookShare on Twitter

Somando esforços no combate à covid-19. Assim tem trabalhado a Prefeitura de Aracaju, que além de mobilizar uma atuação conjunta entre as diversas secretarias, tem contado com o apoio e parceria de empresas privadas, bem como de iniciativas voluntárias de pessoas físicas. E nessa força-tarefa contra o novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde ganhou mais um parceiro importante no que se refere aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Projeto Cuidar, que surgiu a partir da iniciativa de cerca de 100 voluntários de todas as partes do estado, doou a primeira remessa de protetores faciais (47 equipamentos), que serão destinados aos profissionais de saúde que atuam no Hospital Fernando Franco.

A iniciativa partiu do Núcleo Jurídico (Nujur) da SMS, por meio do diretor jurídico, João Vitor Burgos Mota e da servidora Leila Oliveira. “Por meio das redes sociais conhecemos o trabalho desse projeto e entramos em contato para saber como eles poderiam se somar às ações da Secretaria. É uma parceria importante por reforçar o fornecimento desses equipamentos que já vem sendo feito pela Secretaria e que auxiliam o trabalho dos profissionais de saúde no atendimento aos pacientes com a covid-19”, explica o diretor.

Além da entrega da primeira remessa produzida pelos voluntários, a idealizadora do Projeto Cuidar, Stephanie Kamarry, apresentou protótipos de novos EPIs, sendo um óculos de proteção e outro modelo de protetor facial feito com material diferente do entregue na primeira remessa da doação. Os equipamentos serão validados pela equipe técnica da SMS e posteriormente produzidos em escala para ampliar o fornecimento de EPIs aos profissionais da rede municipal.

“Costumo dizer que somos uma fábrica descentralizada, um trabalho feito em conjunto, onde cada voluntário oferta o que de melhor sabe fazer. Conseguimos reunir profissionais da área de marketing, jurídica, outros técnicos se dedicam à impressão dos equipamentos. Também temos um setor de logística, outros que atuam na montagem e produção e vamos realizando a entrega à medida que vamos produzindo, para que eles cheguem aos profissionais o mais rápido possível”, ressalta Stephanie.

Ainda de acordo com a idealizadora do projeto, o que vem sendo produzido é possível também graças ao apoio de parceiros, como a Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, Instituto Federal de Sergipe, Sergipetec e pequenas empresas que se somaram à proposta de colaborar. “Eles fornecem desde matéria-prima, apoio logístico e recurso humano mesmo, cedendo colaboradores”, completa.

Os equipamentos dessa primeira remessa serão utilizados pelos profissionais de saúde que atuam no Hospital Fernando Franco. “Esses protetores faciais vão para a Central de Esterilização e Materiais (CME), que funciona dentro do hospital e serão distribuídos conforme escala de trabalho. Ao final eles serão devolvidos para desinfecção e novo uso em outras escalas”, explicou a enfermeira do Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/NVEH), Joseane Almeida.

Agência Aracaju de Noticias

Notícias Relacionadas

Getam recupera motocicleta com restrição de roubo no Bairro Lamarão

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Mutirão de drenagem soluciona problemas históricos da Travessa Praia Formosa, na 13 de Julho

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato