
As unidades de ensino da rede estadual de Educação que ofertam a modalidade Ensino Médio em Tempo Integral estão passando, no período de 11 a 13 de março, pela Avaliação Diagnóstica, na qual os alunos do 1º ano estão sendo submetidos a uma prova de Português e Matemática. Essa é a primeira vez que a avaliação acontece, e as provas foram produzidas e validadas por um grupo do corpo docente da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).
De acordo com a coordenadora pedagógica do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), Sarah Karenine, o objetivo é verificar se os estudantes que estão ingressando no 1º ano têm competências e habilidades específicas nessas disciplinas.
Ela explica que a partir dessa aplicação, cuja correção será feita pela Coordenadoria de Informática (Codin/SergipeTec/Seduc), será possível ter um banco de dados com informações sobre o desempenho do estudante que está chegando à escola de tempo integral. “Com esses resultados, a gente vai ter um mapa dos nossos estudantes por sala, por escola e por DRE. Isso é extremamente importante porque vai voltar como um conjunto de indicações de trabalho na escola. Os resultados voltarão para o Plano de Ação da escola, para o plano de aula do professor, e depois precisará se desmembrar em diversos planos estratégicos para que a gente possa atuar nos déficits que forem diagnosticados”, disse.
Ainda de acordo com Sara Karenine, um conjunto de atividades chamadas de Sequências Didáticas está sendo trabalhado, com foco nas habilidades e competências que estão sendo aferidas.
Avaliação Diagnóstica
A Avaliação Diagnóstica consiste em uma prova de Português e uma de Matemática, cada uma contendo 26 questões com cinco alternativas. Na manhã desta quarta-feira, 11, os cerca de 200 alunos do 1º ano do Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite responderam atentamente às questões de Português, já sabendo que as de Matemática serão aplicadas na quinta-feira, 12. A coordenadora Maria Rosa Melo Alves destacou que a avaliação visa verificar em que nível o aluno está em termos de desenvolvimento de aprendizagem nessas duas disciplinas.