
Em Sergipe, mais de 700 armas foram entregues durante os cinco anos de fundação do projeto Desarme-se
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 11, audiência pública na Assembleia Legislativa, no intuito de discutir segurança pública e controle de armas. A audiência foi realizada para debater as ações do Comitê Estadual do Desarmamento e celebrar o seu sucesso nos seus cinco anos de existência.
No evento foi destacada a atuação efetiva das equipes do Desame-se, na propagação da cultura da paz na sociedade sergipana e quais foram as conquistas do comitê. “Fazemos um balanço muito positivo, estamos muito satisfeitos, porque é um princípio de conscientização da sociedade sergipana. Temos obtido uma resposta muito positiva, mais de 700 armas foram entregues ao programa”, afirma a delegada Meire Mansuet, delegada de policia e coordenadora do Comitê Estadual de Desarmamento.
A entrega das armas e a conscientização da população são de extrema importância para evitar conflitos. O Desarmar-se também é empregado no sentido de procurar as opções não violentas para resolver seus problemas. “O trabalho visa prevenir a violência e propagar o repeito à vida. A vida é o maior bem da existência, e as armas, em mão erradas, o maior perigo. Por isso o trabalho do Desarme-se é tão importante”, ressalta o Dr. Almir Laureano, vice-presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania.
Na oportunidade, o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, coronel José Andrade, destacou a importância do controle de armas para um melhor funcionamento dos serviços de segurança pública no Estado. “É um programa que traz ao cidadão a consciência que a população deve confiar nos organismos de segurança, de forma que a arma entregue represente menos uma arma que poderia ser apropriada pelos criminosos”, ressaltou.
Participaram do evento o deputado Capitão Samuel, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Sergipe; a delegada de polícia e coordenadora do Comitê Estadual de Desarmamento, Meire Mansuet; secretário executivo da SSP, Coronel José Andrande; vice-presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania, Almir Laureano dos Santos; deputado estadual Georgeo Passos; professor Pedro de Santana Santos, delegado André Baronto e o ex-secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado.
Fonte: SSP/SE