Entre os dias 17 e 23 de outubro, o Centro Cirúrgico da unidade registrou o total de 117 procedimentos, entre eles, 101 partos, sendo 53 partos normais e 48 cesarianas
Entre os dias 17 e 23 de outubro, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou 306 atendimentos às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 147 foram admitidas e 159 foram avaliadas (destas, 12 foram transferidas). A unidade, gerida pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), é referência na assistência materna e neonatal de alto risco.
“Ainda recebemos muitas pacientes com gestação de baixo risco, que deveriam ser atendidas por outras unidades de saúde, visto que a Nossa Senhora de Lourdes é referência para as gestantes de alto risco (apresentando hipertensão materna e trabalho de parto prematuro)”, esclarece Lourivânia Prado, gerente do Pronto Socorro da MNSL.
De acordo com a gerente, a ‘Lourdinha’ funciona em sistema porta aberta, garantindo a assistência e orientação necessárias às usuárias do SUS, obedecendo ao sistema de classificação de risco da unidade.
Na última semana, o Centro Cirúrgico da Nossa Senhora de Lourdes registrou o total de 117 procedimentos, entre eles, 101 partos, sendo 53 partos normais e 48 cesarianas.
Isleane Santana Fernandes, 23, é oriunda do município de Tobias Barreto. Por apresentar quadro de hipertensão, foi encaminhada à unidade para atendimento especializado. O seu filho, Joaquim Miguel, nasceu na madrugada da sexta-feira, 21.
“A equipe é muito capacitada e atende muito bem. Fui muito bem recebida e é possível notar que os profissionais se esforçam bastante para atender as nossas expectativas”, avalia Isleane.
A paciente revela ainda que essa não é a primeira vez que busca o atendimento na unidade. “Meus dois filhos nasceram aqui e a avaliação continua sendo a mesma. Entre as maternidades da rede pública, essa é a melhor do estado”, reforça.
Joselita Carvalho, 42, é do município de Lagarto e comemora a chegada do primeiro neto. “Para mim foi a maior alegria. Não me separei da minha filha um segundo sequer. Acompanhei e participei do parto, que foi um sucesso. Realizei meu sonho”, comemorou.
A acompanhante sentiu na pele os reflexos do atendimento humanizado praticado na unidade. “Estou surpresa com o atendimento. A direção cuida com muito carinho das pacientes e dos bebês”, acrescentou a vovó.
A ‘Lourdinha’, que também é referência no atendimento à pessoa em situação de violência sexual, registrou, na última semana, o total de dois atendimentos. Entre as pacientes assistidas pela unidade esteve uma menor de idade oriunda do município de Carira. A outra paciente tem 20 anos e é originária do município de São Cristóvão.
Fonte: Ascom/SES