![](https://sergipemais.com.br/wp-content/uploads/2019/03/fb5e91e0429bf0a9fe5b5fb32e192836-300x200.jpg)
Os equipamentos irão beneficiar as comunidades dos municípios de São Domingos, Gararu, Boquim, Divina Pastora, Riachuelo, Malhador, Macambira, Frei Paulo, Tomar do Geru, Japoatã, Nossa Senhora do Socorro e Pinhão.
“São implementos agrícolas, tratores, caçambas, equipamentos que estão sendo entregues hoje para que o agricultor possa arar sua terra e se preparar para o momento certo da chuva, jogar a semente na terra. Tivemos uma excelente safra em 2017, uma queda grande em 2018 pela falta de chuvas. Porém, a expectativa é de que em 2019 possamos recuperar a safra”, avaliou o governador.
Na oportunidade, Belivaldo informou que o governo já está trabalhando no processo de aquisição de sementes forrageiras para a safra deste ano. “Estamos trabalhando no sentido de adquirir sementes e fazer com que os produtores possam ampliar a área de atuação. Até o fim de março, vamos discutir como vai funcionar um projeto piloto para a plantação de palma, que será distribuída em forma de mudas. Vamos reativar o Programa Mais Palma, principalmente na área do Sertão, já que a palma é o alimento que ajuda a alimentação do gado na época da seca. A palma tem o diferencial, apesar de não ser tão rica em nutrientes, tem muito líquido, o que ajuda o gado na questão da falta da água”, revelou.
A aquisição dos equipamentos agrícolas contou com um investimento total é de R$ 1,2 milhão, fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal João Daniel, recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e contrapartida do governo do Estado. “São investimentos que serão utilizados, especialmente, na agricultura familiar e em áreas de reforma agrária. Eu quero agradecer ao governador Belivaldo Chagas, e também ao ex-governador Jackson Barreto, que junto com a Seagri tem executado com carinho emendas em todas as áreas e esta em especial que vai beneficiar esses 12 municípios”, ressaltou o deputado federal João Daniel.
O secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), André Bomfim, informou que os agricultores também receberão capacitações para o manuseio dos equipamentos. “A Secretaria da Agricultura, além da entrega dos tratores, pensou juntamente com Universidade Federal de Sergipe em assinar um termo de cooperação para auxiliar esses agricultores a saberem como melhor manusear esses equipamentos. Então, nas próximas semanas, a Universidade e a Seagri ofertarão capacitações em mecanização agrícolas para essas prefeituras e agricultores familiares”, informou o secretário.
Para o prefeito do município de Japoatã, José Magno da Silva, os equipamentos irão fomentar ainda mais a agricultura familiar no município. “Nosso município tem muita água, muitas terras férteis e um povo que necessita de trabalho e geração de emprego e essa é uma mão estendida para aquele povo”, ressaltou.
A trabalhadora rural, Gildete Silvestre, comemora a entrega dos equipamentos. “Faço parte do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Japoatã, um movimento de trabalhadores que atua junto com a Fetase. Como trabalhamos no campo, precisamos muito desses equipamentos e materiais, vieram em boa hora e espero que os trabalhadores se unam para usar bem. Lá em Japoatã temos a produção de mandioca, milho e feijão e esses equipamentos vão ser muito uteis”, declarou.
Parcerias
Durante o evento, também foram assinadas parcerias com diversas instituições. Foi firmado termo de cooperação técnica entre a Seagri, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) com o objetivo de viabilizar a realização do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), no período de 04 a 07 de novembro 2019, com o lema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”; e da VI Semana Acadêmica da UFS (Semac).
“Com essas parcerias entre a UFS, Embrapa e IFS, nós vamos buscar o desenvolvimento científico e tecnológico e a capacitação dos agricultores. Eles estando capacitados e com o conhecimento da ciência, automaticamente, vão fazer com que isso se replique lá na ponta, na hora da sua plantação, da sua colheita. E Sergipe passa a ser reconhecido, com isso, como um estado que usa a tecnologia, a ciência para fazer com que a agricultura se desenvolva cada vez melhor”, ressaltou o governador.
Um segundo termo de cooperação foi firmado com a UFS com foco na promoção de estudos e pesquisas nas áreas das ciências agrárias, com foco em sua aplicabilidade na realidade sergipana; e na capacitação dos pequenos agricultores no manejo e aplicação de tecnologias rurais adaptadas a realidade sergipana nas áreas de Agroecologia; Manejo e Conservação do solo; Mecanização Agrícola; Irrigação; Extensão Rural; Fitossanidade; Recursos Florestais; Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos; Nutrição e Alimentação Animal; Recursos Pesqueiros; Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Para o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antonioll, a parceria com o governo do Estado tende a se refletir em desenvolvimento para a área. “Certamente esse encontro em agroecologia vai marcar a integração entre a Universidade e a Secretaria de Estado da Agricultura, e não só a Seagri, mas todos aqueles que fazem parte desse arranjo. Isso deverá culminar em um debate interno unificando todas as forças de Sergipe para o desenvolvimento agrário. Temos que nos integrar e fomentar os projetos em prol desenvolvimento agrário do estado”, frisou.
Fonte: ASN