terça-feira, 23, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Justiça determina interdição do Centro de Atendimento ao Menor

10 de outubro de 2018
in Capital
0
Share on FacebookShare on Twitter

Depois da interdição da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), agora foi a vez do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) ser impedido de receber adolescentes. A determinação é do juízo da 17ª Vara Cível de Aracaju e decorre, dentre outros problemas, da superlotação e da falta de estrutura do prédio.

A ação que resultou na interdição da unidade socioeducativa foi movida Defensoria Pública em 2013, motivada por denúncias que envolvem insalubridade, falta de atividades socioeducativas para ressocialização dos sentenciados, superlotação e situações violação aos direitos humanos.

Em junho de 2014, a justiça acatou o pedido da Defensoria Pública de Sergipe e determinou a interdição do Cenam. A Fundação recorreu e foram dados prazos para que fossem realizadas melhorias no prédio e fossem ofertadas condições no cumprimento da medida de internação.

Quatro anos depois, a realidade no Cenam pouco mudou. De acordo com agentes de segurança que preferem não se identificar por conta de represálias, o cenário na unidade remete aos piores presídios, indo de encontro a legislação.

Para agravar ainda mais as condições do adolescente privado de liberdade, as famílias estão tendo que fornecer material de limpeza – a exemplo de sabão em pó e água sanitária – e de higiene pessoal. “Os familiares são pobres e muitas vezes deixam de comprar comida em casa para suprir uma falha da Fundação”, ressaltou uma orientadora social, que preferiu o anonimato.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Fundação Renascer, responsável pelas unidades voltadas para o cumprimento de medidas de privação de liberdade, a instituição ainda não foi notificada da decisão e quando isso ocorrer será avaliada pelo departamento jurídico.

A informação do Sindicato dos Agentes de Segurança da Fundação Renascer é que a Cenam tem capacidade para 44 adolescentes em cumprimento de medida de internação, mas atualmente estão no local 144 internos.

No início do mês, a juíza da 17ª Vara Cível de Aracaju, Aline Cândido, havia determinado a interdição da Usip por conta das condições insalubres, superlotação e irregularidades detectadas no local. A indenização por dano moral coletivo é de R$ 700 mil.

Com informações do AJN1

Notícias Relacionadas

Getam recupera motocicleta com restrição de roubo no Bairro Lamarão

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Mutirão de drenagem soluciona problemas históricos da Travessa Praia Formosa, na 13 de Julho

Defesa Civil alerta para maré alta a partir desta quinta-feira em Aracaju

Forró Caju 2026: Credenciamento de imprensa para cobertura do evento termina nesta sexta, 15

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato