Com investimentos do Programa Sergipe Cidades no valor de R$ 909.178,23, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), executa a pavimentação granítica em três povoados de Nossa Senhora das Dores, a 72 km de Aracaju. No município, os povoados Carro Quebrado, Cruzes e Gado Bravo Norte recebem as obras.
Além de modificar a aparência das localidades, a pavimentação granítica proporciona comodidade aos transeuntes, facilita o tráfego e oportuniza melhores condições de vida à população, que fica livre dos incômodos comuns às vias que não possuem o solo revestido.
Povoado Carro Quebrado
Situado a 2,5 km da sede do município, a pavimentação do povoado Carro Quebrado compreende três ruas, onde foram implantados 3.614,40 m² de paralelepípedo e 1.300 metros de meio-fio, totalizando 603,87 metros de extensão. Antônio dos Santos, não esconde a satisfação.
“Era uma situação muito ruim. Ou lama demais ou poeira em exagero. Diversas crianças sofriam de alergia e problemas de garganta, agora está outra coisa, todos os moradores estão felizes com essa obra”, afirma o lavrador de 60 anos.
Povoado Cruzes
Dois quilômetros após, o povoado Cruzes recebeu a implantação de 8.463,32 m² de paralelepípedo e 2.900 metros de meio-fio, perfazendo 1.471,5 metros em duas ruas pavimentadas. Nascida e moradora do local há 82 anos, Evangelina Pereira diz que a obra é um sonho de muito tempo. “Sempre tivemos vontade de ver nossas ruas calçadas. Achei que iria morrer e não teria esse prazer, mas graças a Deus e ao governador que posso ver essa obra em andamento. Nem terminou e a diferença já é muita, nem se compara ao que era antes”, ressalta.
Povoado Gado Bravo Norte
Localizado a 10 km da cidade, o povoado Gado Bravo Norte já tinha algumas ruas pavimentadas, no entanto, um trecho de 602,4 metros de estrada de areia as separavam. Os serviços em execução correspondem a implantação de 3.614,40 m² de calçamento e 1.200 metros de meio-fio.
Mãe de dois filhos, Delma dos Santos não vê a hora de a obra ser concluída. “Vai ficar melhor não só para quem mora nesse trecho, mas também para quem passa de um ponto ao outro. Está todo mundo contente, porque só quem vive ou precisa andar por aqui sabe o quanto é difícil, principalmente em dias de chuva”, declara a dona de casa de 30 anos.
Qualidade de vida
Para o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, obras dessa natureza têm um valor muito mais especial. “Quem reside em ruas sem pavimentação é obrigado a conviver o ano inteiro com dois elementos: ou lama ou poeira. Ao levar dignidade às comunidades que residem fora da sede municipal, o governador Jackson Barreto reforça a filosofia do Programa, resultado da parceria entre o Governo de Sergipe e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é promover políticas transformadoras para a sociedade e melhorar a qualidade de vida de todos os sergipanos”, enfatiza.
Por: Alex Santiago, repórter da Seinfra