Com a finalidade de discutir com a população as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, a Prefeitura de Boquim vem realizando uma série de audiências públicas. A sede do município e os povoados Mangue Grande, Olhos D’Água, Meia Légua e Romão participaram ativamente das discussões em suas comunidades. Na terça-feira, 24/4, foi a vez do povoado Cabeça Dantas se reunir na sede da Associação e ser ouvido, o que abrangeu ainda os povoados Calitende, Pilões e Garangau.
O prefeito Eraldo de Andrade ratificou a importância de a população dar voz às suas necessidades, e disse que “mesmo diante da crise econômica e financeira que o país enfrenta, estamos trabalhando, buscando parcerias, com muita disposição e coragem, para enfrentar os desafios. Estou na minha terra, aqui nasci e me criei, sei das necessidades, mas vocês é que me dirão quais são as prioridades. É para isso que servem as audiências. O vice-prefeito Chicão Almeida chamou atenção para a atual crise em que o país enfrenta. “Hoje a crise é ética, moral, econômica, é uma crise generalizada. Ela vem de cima para baixo, e quando a crise é generalizada as dificuldades são ainda maiores. Muitas vezes nós queremos fazer na condição de gestores, mas a conta não bate. Nos últimos cinco anos a nossa arrecadação basicamente não teve crescimento e as despesas só aumentam, mas estamos aqui para ouvir quais as principais necessidades da comunidade”.
A audiência foi conduzida pelo secretário adjunto de Administração e Finanças do município de Boquim, Paulo Dórea, que explicou o que é o orçamento fazendo um comparativo do orçamento governamental com o orçamento familiar, e em seguida explicou o que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Apresentou ainda tabelas com a evolução de arrecadação dos últimos cinco anos. A palavra foi franqueada a população presente que apresentou sugestões e reivindicações. A última Audiência Pública acontecerá na quarta-feira, 25/4, às 16h, na sede da Associação do Povoado Pastor. Presentes o procurador-geral Fernando Menezes, a esposa do vice-prefeito Napolitânia Vieira, o ex-vereador Vando da Cabeça Dantas, os secretários municipais Edson Alves, Ana Cruz e Luiz da Decon, o assessor parlamentar Gerfesson Trindade, o vereador Fernando de Beca e esposa Andrea Portugal, o vereador Juquinha das Plantas, o presidente da Associação do Povoado Cabeça Dantas, Júlio César, a assessora jurídica Rose Ferreira, o chefe de Transportes Iran Lima, o coordenador da Clínica da Família Gildeon Silva Vitório, o coordenador da Farmácia Básica Josival Trindade, o controlador municipal Carlos Eduardo Ávila, chefe do Departamento do Controle Interno Vanessa Macedo, a pregoeira Marilene Almeida, coordenador do Almoxarifado Rafael Oliveira, coordenador do Ginásio do SESI Alex Júnior, o coordenador de imunização Kaique Araújo, a agente de desenvolvimento Joseane Soares, a assessora técnica da Assistência Social Monalisa Fraga, coordenadora da Atenção Básica Katíuscia Emídio, assessora jurídica Amanda Fontes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Boquim, Izael Alves.
Por Ascom/Prefeitura de Boquim