Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) somam forças para combater o trabalho infantil. Na manhã desta terça-feira (24), na Biblioteca Municipal Lourival Baptista, localizada na Praça São Francisco, aconteceu o curso de capacitação dos agentes comunitários do município abordando o tema. O curso segue até a próxima quarta-feira (25), no Colégio Estadual Glorita Portugal, no Grande Rosa Elze.
O coordenador de proteção especial do município, Edilberto Rodrigues Filho ressaltou a importância do trabalho do agente comunitário como aliado no combate ao trabalho infantil atuando dentro das comunidades. “Nós entendemos como de suma importância a participação do agente de saúde nesta formação, pois a partir da atuação destes agentes nas comunidades em que estão inseridos e das notificações do trabalho infantil é que seremos capazes de encontrar o caminho para a superação desta problemática”.
“Essa capacitação foi uma proposta da Coordenação da Proteção Especial e do Programa de Ação Estratégica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), na tentativa de articular com os agentes comunitários de saúde, para que eles se tornem aliados no processo de identificação do trabalho infantil no município. A ideia é que os agentes possam ser aliados no combate e tenham a sensibilidade para identificar o trabalho infantil doméstico e, assim, orientar as famílias quanto aos prejuízos causados por essa prática, além de repassar as informações à Rede de Proteção para que medidas cabíveis referentes à proteção da criança e do adolescente possam ser tomadas”, falou a técnica de referencia do AEPETI, Alynne Guerra.
A agente de saúde, Simone Santos, observa que lidar com esta situação nem sempre é tranquilo, mas destacou que a capacitação foi uma oportunidade de ficar mais atenta e de adquirir mais conhecimento. “A capacitação foi proveitosa e vai nos ajudar no dia a dia em campo. Nós trabalhamos diretamente com a comunidade e podemos auxiliar nesta problemática. Nem sempre é simples, mas precisamos ficar atentos e realizar um trabalho minucioso”, pontuou.
Por Secom/Prefeitura de São Cristóvão