Dando continuidade as discussões sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, a Prefeitura de Boquim realiza uma série de audiências públicas, não somente na sede do município, mas também nos povoados, de forma a envolver um maior número de pessoas. Na terça-feira, 17/4, a Audiência Pública aconteceu na sede da Associação do Povoado Mangue Grande, abrangendo ainda as comunidades dos povoados Pracatu, Nova Descoberta, Pistas 4, 5, 6, 7 e 8.
O prefeito Eraldo de Andrade ratificou a importância da participação da população nas audiências públicas, “pois através do que vocês apresentarem aqui é que a Prefeitura vai avaliar as prioridades. As comunidades precisam participar e se posicionar. Estamos aqui para ouvi-los, e buscar fazer o melhor”. O vice-prefeito Chicão Almeida frisou que “ouvir o que a comunidade pleiteia nada mais é do que construir um orçamento de forma participativa, onde as pessoas têm condições de opinar onde devemos aplicar os recursos”.
A audiência foi conduzida pelo secretário adjunto de Administração e Finanças do município de Boquim, Paulo Dórea, que explicou aos presentes o que é o orçamento público, como ele é feito e a importância da participação popular, até explicar os instrumentos de planejamento e orçamento, destacando da LOA e a LDO. Após a apresentação a palavra foi franqueada aos presentes que de forma bem participativa apresentaram sugestões e reivindicações.
As audiências públicas têm andamento nos povoados e acontecerão sempre nas sedes das Associações, às 16h, sendo: Olhos D’Água (18/4), Meia Légua (19/4), Romão (23/4), Cabeça Dantas (24/4), Pastor (25/4).Presentes o procurador-geral Fernando Menezes, o secretário municipal Edson Alves, o ex-vereador Celso do Mangue Grande, o coordenador da Clínica da Família Gildeon Silva Vitório, o presidente da Câmara Municipal de Boquim vereador Jackson Costa, o diretor da Escola Municipal Maria da Glória, José Sinval, o presidente da Associação dos Produtores de Polpa de Frutas, Jadson Costa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Boquim, Izael Alves, o presidente da Associação Nova Descoberta, Geraldo José dos Santos, o chefe de Transportes, Iran Lima, e membros da comunidade.
Por Ascom/Prefeitura de Boquim