A Brigada da Educação contra o Aedes aegypti, da Secretaria de Estado da Educação, através da parceria entre o estado e os municípios, tem feito um trabalho de orientação para alunos, professores, servidores e comunidades escolares, sobre as medidas de prevenção para combater o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Neste mês de março, a Brigada retomará as ações de prevenção, com uma programação que inclui atividades de orientação.
Na próxima quarta-feira, 4, os trabalhos serão realizados na Escola Estadual Monteiro Lobato, no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. Já na quinta-feira, 5, as ações acontecerão na Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos, no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro.
Novidade
Nas duas unidades de ensino, serão realizadas palestras sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, ministrada pelo coordenador da Brigada da Educação, enfermeiro e professor Jorge Costa. Além disso, haverá mostras de vídeos, mobilização e serão feitas vistorias nas unidades de ensino, por agentes de endemias, que verificarão se a escola possui áreas de foco de dengue. A Brigada contará ainda com a parceria do programa Sergipe Digital, que estará distribuindo kits contendo receptor e antena digital para as famílias dos alunos.
De acordo com Jorge Costa, essas ações são necessárias para combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “É importante passarmos essas orientações em relação ao combate ao Aedes, principalmente pelo risco de contaminação de uma nova doença, que é a febre amarela, já que atualmente vários estados estão em alerta”, explicou.
Por Ítalo Marcos