Assim como em sua última edição, a Obmep 2018 permite a participação de escolas particulares. Assim, alunos de todo país, matriculados entre o sexto ano do ensino fundamental e a terceira série do ensino médio, podem participar da competição
As inscrições para a 14ª edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) estão abertas até as 23h59 do próximo dia 2 de abril, prazo final para garantir vaga na disputa. A competição é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), unidade de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação.
A versão 2018 da Obmep não mudou e repete o mesmo formato da edição anterior, na qual foi permitida a participação de escolas particulares. Assim, alunos de todo país, matriculados entre o sexto ano do ensino fundamental e a terceira série do ensino médio, podem participar da competição.
Para participar da Obmep 2018, que a cada ano recebe mais participantes, as instituições de ensino interessadas devem fazer as suas inscrições na página eletrônica da olimpíada. O procedimento é simples: basta preencher a ficha de inscrição, disponível exclusivamente na página, conferindo todos os dados exigidos e salvando o arquivo de confirmação.
Segundo o calendário da competição, após o final das inscrições, os estudantes serão submetidos às provas em duas etapas: nos dias 5 de junho (primeira fase) e 15 de setembro (segunda fase). Os exames, consistem na resolução de problemas complexos nas várias áreas da matemática. A divulgação dos vencedores será feita no dia 21 de novembro.
De acordo com o diretor-adjunto do Impa, Claudio Landim, a edição 2018 deverá atingir novo recorde. “Em 2017, tivemos a participação de mais de 53 mil escolas e cerca de 12 milhões de estudantes. Isso equivaleu a quase 100% dos municípios brasileiros inscritos. Este ano, devemos repetir esses números”, contou.
Novos talentos
Para Landim, que também é o coordenador nacional da Obmep desde que a olimpíada foi criada, em 2005, o impacto positivo nas ciências exatas se comprova a cada edição do evento. “A Obmep é uma disputa sadia, cujo resultado direto tem sido a descoberta de estudantes com imenso talento na matemática, o que desperta uma vocação para a área de exatas. Além disso, temos criado bons programas de formação e capacitação de professores nesta disciplina”, destacou.
Iniciação à pesquisa
A Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas não premiará apenas os ganhadores de medalhas de ouro, prata e bronze. Segundo o Impa, os estudantes que não conquistarem os três primeiros lugares do pódio, mas tiverem bom desempenho na competição, serão premiados com menções honrosas e oferta de bolsas de estudos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao todo, serão concedidas 6,5 mil bolsas de iniciação científica, na modalidade júnior, aos estudantes com os melhores desempenhos. Durante 12 meses, os premiados receberão uma ajuda mensal de R$ 100 e visitarão universidades e institutos federais para aprimorar os conhecimentos.
Rede estadual na Obmep 2017
O resultado final da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Obmep 2017, divulgado no último mês de novembro, rendeu aos alunos da rede pública estadual uma série de medalhas em todos os três níveis da competição. De forma inédita, em sua 13ª edição, a OBMEP permitiu a participação de alunos da rede privada e foi integrada a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Ao todo, foram 38 estudantes de escolas estaduais agraciados nesta edição da olimpíada. O destaque foi Camile Vitória Jesus Porto, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental Estadual Estadual Rodrigues Dórea, em Aracaju, ganhadora de uma medalha de prata; todas as demais conquistadas foram de bronze.
Além dos alunos medalhistas, 11 professores sergipanos foram premiados com Certificado e mais um livro de apoio, 10 escolas estaduais premiadas com um kit de material e outras quatro escolas premiadas com um troféu.
Considerada a maior olimpíada estudantil do mundo, a Obmep objetiva estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes e, em 2017, contou com a participação de 18.240.479 alunos de 53.231 escolas espalhadas por todo território brasileiro.
Na edição 2017, em todo país, a Obmep premiou 500 alunos de escolas públicas e 75 alunos de escolas privadas com medalhas de ouro; 1.500 alunos de escolas públicas e 225 alunos de escolas privadas com medalhas de prata; 4.500 alunos de escolas públicas e 675 alunos de escolas privadas com medalhas de bronze; e até 46.200 alunos de escolas públicas e 5.700 alunos de escolas privadas com Certificados de Menção Honrosa.
Acesse a página eletrônica da Obmep
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação