Aprovado em 2014, o Plano de Nacional de Educação (PNE) apresenta algumas diretrizes que propõem mudanças nos índices educacionais até 2024. Entre os princípios contidos no Plano estão a “erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar”. Isto significa que os estados da federação e municípios devem investir e aplicar políticas públicas de Educação que incluam, democratizem e sejam socialmente referenciada. A Prefeitura de Aracaju está fazendo o “dever de casa”, e toma como prioridade a reforma, ampliação e construção de unidades escolares.
Além da Emef Carvalho Neto, localizada no bairro Novo Paraíso, que está sendo ampliada, em breve, a Prefeitura irá entregar outro presente para a educação municipal. Está na fase final a construção da primeira Escola de Ensino Fundamental (Emef) do bairro 17 de Março, que atenderá crianças e jovens em uma estrutura moderna e apta para promover modelos facilitadores de aprendizagens e potencializadores das capacidades cognitivas e criativas dos estudantes.
O prédio em construção terá oito salas de aula, sala de informática, espaço de música, biblioteca, sala de vídeo, refeitório, espaço multieventos, arquivo, áreas de jardins, estacionamento, compartimentos para tarefas administrativas e quadra poliesportiva coberta. Os investimentos totalizam cerca de R$ 2,4 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.
A obra está na fase final e conta com aproximadamente 50 operários, que trabalham diuturnamente para adiantar o cronograma e entregar à comunidade já nos próximos meses. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, a previsão é entregar a escola nas próximas semanas. “Hoje os investimentos no 17 de Março somam algo em torno de R$ 20 milhões, incluindo esta obra. Pelas condições climáticas, o contingente de operários que trabalham, pelas fases de acabamento que estão sendo executadas é possível prever que concluiremos esta obra em breve”, afirma Ferrari.
Como forma de registrar a luta empreendida por melhores condições dos trabalhadores em Sergipe, o prefeito Edvaldo Nogueira decidiu homenagear dando à escola o nome do sindicalista José Souza de Jesus, falecido em 2014.
Agência Aracaju de Noticias