Jackson Barreto destacou a atuação da procuradora no Ministério Público e ressaltou sua integridade e profissionalismo
O governador Jackson Barreto participou na tarde desta segunda-feira, 19, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), da solenidade de entrega do título de cidadã sergipana à procuradora de justiça Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça. Natural de São Paulo, Maria Cristina ingressou no Ministério Público Sergipano em 1978 como promotora da Comarca de Porto da Folha.
“A procuradora Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça é tão sergipana quanto nós que nascemos aqui. Sua sergipanidade é acentuada em sua atuação no Ministério Público e ela se destaca pela lição constante de integridade, honra, competência e empoderamento feminino. Estou extremamente honrado em tê-la como conterrânea, aliás, sempre a vi como uma sergipana que fez e faz história no Sergipe moderno”, declarou o governador.
Há 38 anos residente no estado, a procuradora Maria Cristina disse que já se sentia sergipana há muitos anos e que aqui construiu o seu lar. “Eu já nem me acostumo mais em outros lugares. Quando eu viajo para o sul, passa uma semana e já sinto saudade do mar. Tenho que voltar correndo. Meus filhos são daqui, meus amigos são daqui. Aqui é o meu lugar”, destacou.
Sobre a homenageada
Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça nasceu em 22 de março de 1953, em São Paulo/SP. Filha de João Gonçalves Foz Junior e Maria da Conceição da Gama Silva e Foz, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de São Paulo (USP) e é especialista em Direito Ambiental.
Ingressou no Ministério Público Sergipano em 23 de outubro de 1978 e atuou nas comarcas de Porto da Folha, Tobias Barreto e Campo do Brito. Em 1982, foi promovida à Promotoria de 2ª Entrância da Comarca de Aracaju, representando o Ministério Público junto às entidades filantrópicas em geral, mantenedoras de ensino, fundações estaduais e municipais; compôs o Conselho Estadual do Meio Ambiente.
Em 2000, foi promovida à procuradora de Justiça e em 2004, foi eleita para representar a classe junto ao Conselho Superior do Ministério Público. No ano seguinte, foi designada para exercer as funções de coordenadora-geral do Ministério Público. Atualmente, ocupa a 3ª Procuradoria Cível do Ministério Público do Estado de Sergipe e é membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas. Maria Cristina é casada com o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), desembargador Luiz Mendonça.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Garibalde Mendonça; os deputados Maria Mendonça, Venâncio Fonseca, Gilson Andrade, Conceição Vieira, Luciano Pimentel e Gustinho Ribeiro; o prefeito de Aracaju, João Alves Filho; o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado; o desembargador federal do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Túlio Ribeiro; o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral, Osório de Araújo; o procurador geral em exercício do Ministério Público Estadual, Paulo Lima Santana; A procuradora geral da PGE, Maria Aparecida Gama; o conselheiro do Tribunal de Contas Clóvis Barbosa; o ex-governador Albano Franco; o desembargador, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe e esposo da homenageada, Luiz Antônio de Araújo Mendonça e os filhos e neto do casal.
Fonte: Agência Sergipe de Noticias