terça-feira, 23, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Centro de Excelência em Divina Pastora desenvolve disciplina eletiva de programação eletrônica

27 de janeiro de 2018
in Municípios
0
Share on FacebookShare on Twitter

A intensão é avançar para a construção de robôs didáticos desenvolvidos a partir das experiências com o Arduino básico

A disciplina eletiva do ensino médio em tempo integral intitulada “Oficina de Ciência, Fazer e Aprender”, do Centro de Excelência João de Melo Prado, localizado em Divina Pastora, ficou ainda mais interessante com a aquisição de 20 kits de Arduino básico. O projeto desenvolvido pelos professores Nilson Santos (Geografia) e Luciene Menezes (Física) chega à segunda fase e avançará com a intenção de orientar os alunos a criarem robôs didáticos.

Segundo a diretora Shirley Cruz, os professores fizeram um projeto e, com o apoio do secretário de Educação, Jorge Carvalho, e do superintende da Educação, Everton Siqueira, foram adquiridas as plataformas de programação eletrônica base, a fim de que os alunos tenham acesso às primeiras ferramentas de programação, circuitos, sensores e equipamentos de automação. “O apoio dado pela Secretaria foi primordial, pois sem o recurso o projeto ficaria apenas no papel. Com a aquisição desse material as aulas ficaram mais dinâmicas, pois os alunos saíram da teoria à prática. É um grande avanço graças ao apoio do secretário na representação do superintendente”, afirmou Cruz.

O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por novatos e profissionais. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas. O projeto inicial utiliza o Arduino, que consiste numa plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador que, de forma básica e acessível, permite aos alunos um suporte de entrada/saída embutido, com uma linguagem de programação padrão.

O professor Nilson Santos explica que era utilizado um kit de sua propriedade e com a aquisição, o projeto chega numa nova fase de pesquisa e aprendizagem, já que os alunos acessarão as linguagens de programação eletrônica, programação de circuitos, de sensores, entre outros equipamentos e hardware. “No futuro queremos desenvolver robôs didáticos. É um projeto que ainda terá o que falarmos”, afirmou.

Nilson Santos ainda explicou que, através da tecnologia, poderá desenvolver outros objetos interativos independentes, ou ainda ser conectado a um computador hospedeiro.

Agência Sergipe de Noticias 

Notícias Relacionadas

PAA Estadual garante entrega de mais de 7 toneladas de alimentos em Aracaju e Riachuelo

Nossa Senhora da Glória recebe segunda edição do Sergipe Participativo

Arraiá do Embaixador reúne multidão em Lagarto e projeta a Capital Nacional da Vaquejada

Prefeitura de Siriri amplia acesso à saúde com realização de pequenos procedimentos na Clínica

Riachuelo avança com mais uma grande obra do programa Acelera Riachuelo: Prefeitura assina ordem de ...

Museu Histórico de Sergipe integra programação da 24ª Semana Nacional de Museus com atividades em Sã...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato