O senador Antonio Carlos Valadares (PSB), emitiu uma nota nesta segunda-feira (22), onde explica que o projeto sobre Armas Letais está há quase 4 anos no Senado, se encontra na Comissão de Justiça (194/2014) e não é de sua autoria.
Ao contrário do que tem sido divulgado de que o senador esteja querendo desarmar a polícia, Valadares diz que “a autoria é do ex-senador Crivella do Estado do Rio de Janeiro, hoje exercendo o cargo de prefeito. Fui designado relator. Jamais eu tomaria a iniciativa de um projeto que fosse para reduzir a capacidade da polícia combater bandidos”, explicou o senador.
Valadares diz ainda que “como a matéria não está em pauta para votação na Comissão estamos no aguardo de sugestões dos segmentos interessados. A única representação dos policiais do Brasil que nos procurou foi a Adepol do DF, inclusive entregando sugestões que foram de logo aceitas e incluídas no texto”.
O senador afirma que “a matéria não entrará em pauta enquanto não conseguirmos consenso. No meu retorno procurarei como relator ouvir a todos os interessados (inclusive os que desejam, seja por desinformação ou porque não concordam), quando decidirei o que vou fazer com esse projeto do ex-senador Crivella: dar andamento, se conseguir consenso, ou pedir o seu arquivamento ou a nomeação de outro relator para a matéria”, informou Valadares.
Por Munir Darrage