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Home Educação

Unidade escolar em Carira realiza projeto intitulado Geografia, Sociedade e Música

19 de janeiro de 2018
in Educação
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Atividade realizada no Colégio Estadual Professor Artur Forte promoveu a reflexão dos temas ligados à geografia e outras áreas das ciências humanas

Diversão, arte e conhecimento animaram o munícipio de Carira, com a realização do projeto do Colégio Estadual Professor Artur Forte, intitulado “Geografia, Sociedade e Música”. A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 17 e contou com a presença dos pais, estudantes, professores e de Daniela Silva, diretoria regional de Educação 3 (DRE 3).

O objetivo do projeto é promover a reflexão de temas ligados à geografia e outras áreas das ciências humanas a partir da utilização da música como elemento que conduz a visão crítica da realidade. Além disso, promover nos alunos o interesse e a capacidade de interpretar e contextualizar canções do vasto repertório musical brasileiro e internacional, viabilizar a interdisciplinaridade entre os professores de Geografia e demais áreas afins do conhecimento.

De acordo com o idealizador da iniciativa, Mário Almeida, este projeto é uma proposta de interdisciplinaridade entre a música, a Geografia e a Sociologia. “Essa proposta também é defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), que sugere, além de outros requisitos metodológicos, o uso da música como uma ferramenta fundamental na integração à prática docente, voltada para a ampliação, a habilidades e competências comuns aos educandos”, disse ele, ao mencionar que é importante que os professores desenvolvam também as suas capacidades. “Assim, o ensino pautado nesta prática tem por finalidade construir cidadãos com visão crítica e criativa, aptos para atuarem no contexto em que vivem”, complementa.

Ainda conforme salientou o professor, a atividade permitiu que os jovens percebessem como são abordados os temas e problemas sociais na música brasileira, bem como, estimulou o aprendizado criativo através da leitura e análise de letras de canções. “A ação refletiu de maneira positiva ao desenvolver a percepção auditiva e a memória musical e ainda possibilitou que os discentes aprendessem a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical”, finalizou.

Por Ascom/SEED

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