O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Prefeitura Municipal de Estância acabam de firmar um acordo de cooperação técnica que promete tornar mais ágil a pesquisa aos registros policiais e judiciais por meio do Sistema Integrado de Informações de Segurança Púbica e Justiça – Infoseg. A ferramenta possibilita a consulta a informações seguras de diversos bancos de dados de interesse policial, como cadastros do Departamento Nacional de Trânsito, Sistema Nacional de Armas e Banco Nacional de Mandados de Prisão, entre outros.
A fim de não perder tempo e prontamente otimizar o combate à criminalidade, na última quarta-feira, 20, o Guarda Municipal estanciano José Carlos Faustino Santos participou, em Brasília, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do treinamento para a formalização da parceria que dá à Guarda Municipal de Estância acesso ao sistema.
Com isso, o Município passa a contar com elementos essenciais no exercício da atividade de segurança pública, a exemplo de termos circunstanciados, mandados de prisão, consulta de veículos e carteira de habilitação, além do Sistema Nacional de Informações Criminais, já que a rede integra os bancos de dados das secretarias de segurança pública de todos os Estados e Distrito Federal.
Durante o treinamento presencial, o GM de Estância teve a oportunidade de aprimorar conhecimentos técnicos necessários para uso do sistema. “O gestor de operação do Sinesp fez o cadastro da Guarda Municipal de Estância. Agora só falta fazer o pré-cadastro de acesso a todas as informações que estiverem disponíveis na plataforma do sistema de operação do Infoseg. Assim que for aprovado o nosso cadastro, teremos total acesso ao sistema”, explica José Carlos.
À assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça, a secretária Municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles falou sobre os benefícios da parceria para a cidade. “Com informações seguras, a prevenção e a repressão de delitos contra o cidadão e o patrimônio público poderá ser mais efetiva, pois estaremos ainda mais integrados pelas ações e pelo conhecimento a órgãos como a Polícia Militar e a Polícia Civil”, analisou.
Secom/Prefeitura de Estância