A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistencial Social e do Trabalho (SEMAST), realizou na manhã desta quinta-feira, 21, no Paço Municipal, a solenidade de certificação do Programa Municipal de Qualificação Profissional Tempos Novos. Na oportunidade, foram certificados 44 sancristovenses nos cursos de Conversação em espanhol (18), Garçom (12) e Pizzaiolo (12). O evento contou na abertura com a apresentação do coral de Serviço Convivência da SEMAST.
Em 2017, primeiro ano de gestão, foram ofertadas 456 vagas de qualificação profissional, através de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Governo do Estado de Sergipe e SergipeTEC.
O prefeito Marcos Santana destacou a importância do “Tempos Novos” dentro da proposta de capacitação da população sancristovense para a inserção no mundo do trabalho. “Precisamos de profissionais qualificados já que o nosso maior desafio é atrair empresas para a cidade. O Programa ´Tempos Novos´ foi pensado a partir dessa necessidade de qualificar e preparar os cidadãos para o mercado de trabalho, ampliando a sua oferta de empregos e de renda”, frisou.
Autonomia
Segundo o diretor do trabalho da SEMAST, Melquíades Freitas, o programa garantiu aos alunos qualificação profissional e poder de competitividade no mercado de trabalho. “O programa possibilitou que as pessoas criassem autonomia na busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, devolvemos a autoestima e o poder de competividade na busca de vagas para o mercado de trabalho, afinal elas estão mais preparadas.”
De acordo com a coordenadora pedagógica do SENAC, Renata Ferreira, a parceria com a Prefeitura é muito importante para a formação e qualificação profissional dos cidadãos sancristovenses. “Destaco o compromisso da gestão municipal com a capacitação dos cidadãos e o empenho dos alunos com os cursos. As parcerias que firmamos com a Prefeitura de São Cristóvão foram fundamentais na formação de cidadãos éticos e capacitados para o mercado de trabalho”, avaliou.
Oportunidades
O gestor de projetos do Sergipetec, Vitor Vaz, observa que as secretarias municipais tem desempenhado um papel importante na parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão e o Parque Tecnológico de Sergipe. “Nunca tivemos tanta proximidade com a Prefeitura de São Cristóvão como estamos tendo agora nesta gestão. As secretarias têm sido muito importantes nessa aproximação e nas ações que estamos desenvolvendo em conjunto com o município. Precisamos cada vez mais qualificar mão de obra e esse projeto é muito importante para a capacitação das pessoas”, observou.
A aluna do curso de Pizzaiolo, Tatiane Silva, mostrou-se grata pela oportunidade de qualificação. “O curso me possibilitou capacitação profissional e agora eu posso ingressar no mercado de trabalho de forma mais competitiva”. Já o estudante do curso de Espanhol, Luan Kevin, de 19 anos, destaca a oportunidade de estudar outro idioma. “Gosto muito do idioma e o curso garantiu também a oportunidade de conhecer mais sobre outra cultura.”
Tempos Novos
Lançado pelo prefeito Marcos Santana em 5 de julho, o Programa “Tempos Novos” tem o objetivo de qualificar, até 2020, 8 mil sancristovenses, ofertando mais qualificação profissional aos cidadão.
Presenças
O evento contou com as presenças dos vereadores Djalma Santana, Lilo Abençoado e Paulo Júnior. Participaram também o secretário municipal da Fazenda, Eldro França; a controladora geral do município, Maria Auxiliadora Sobral Feitosa; e a coordenadora do Ensino Fundamental II e EJA, Aldira Beatriz de Siqueira, representando da Secretaria Municipal de Educação.
Por Ascom/Prefeitura de São Cristóvão
Fotos: Márcio Garcez