Durante entrevista concedida na manhã desta quarta-feira, 20/12, ao programa TV Atalaia Entrevista do jornalista Carlos Batalha, o prefeito Eraldo de Andrade fez um pequeno balanço do primeiro ano da Administração, destacando o transporte universitário gratuito para os estudantes, a implantação da rede de ambulância, a contratação de um médico cirurgião e a modernização e padronização da feira livre. “Hoje temos sete ônibus beneficiando 330 alunos que estudam em Aracaju, Lagarto, Estância e Paripiranga. Com o transporte universitário gratuito damos condições e oportunidade a estes alunos de continuarem seus estudos e se qualifiquem. Há muito tempo o município não realizava cirurgias, agora com o medico cirurgião já estamos realizando pequenas cirurgias, e várias especialidades como fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeutas, entre outros. Implantamos a rede de ambulância, a qual dispõe de telefone direto para atender a população”, disse o prefeito.
O reajuste do piso salarial do magistério, pago desde o primeiro mês do ano, e o pagamento da Folha dos funcionários também foram abordados. “Reajustamos o piso dos professores, e com relação ao pagamento dos funcionários conseguimos pagar em dia até o mês de setembro, quando tivemos atraso com relação ao pagamento dos professores. Vamos conseguir fechar o mês de dezembro em dia e replanejar para que em 2018 continuemos com o pagamento em dia. A maior parte da arrecadação não fica com o município, o que dificulta muito. É uma luta dos prefeitos junto a Confederação Nacional dos Municípios em Brasília, para rever essa situação junto ao governo Federal, pois é o município que está perto do povo e precisar estar pronto para atender a população. Todos os prefeitos estão encontrando dificuldades, e em Boquim nós tivemos que cortar gratificações, reduzir salários e demitir para reajustar a máquina e tentar fechar o ano”, explicou Eraldo.
O prefeito Eraldo de Andrade falou sobre a padronização e modernização da feira, que hoje está com uma nova estrutura trazendo mais conforto para os feirantes e a população, atraindo novos consumidores e impulsionando as vendas. “Nossa feira era desorganizada. Nós pesquisamos em outros municípios e implantamos em Boquim, sendo hoje referência na região Cento Sul”. Eraldo falou ainda sobre a preocupação em resgatar, na terra de Hermes Fontes, a Cultura e autoestima do povo, e sobre a realização do aniversário da cidade com uma programação totalmente cultural durante trinta dias.
Outro ponto abordado durante a entrevista foi infraestrutura. “Estamos reiniciando algumas obras e iniciando outras, como estádio de futebol, a construção de uma ciclovia as margens da linha férrea, calçamentos em povoados e na cidade. Quanto as nossas estradas vicinais estamos fazendo um trabalho de patrol, mas há muito tempo elas não são piçarradas. Estive em Brasília em busca de recursos para fazermos este trabalho”, concluiu o prefeito Eraldo, ratificando que tem recebido apoio dos parlamentares sergipanos em Brasília.
Por Ascom/Prefeitura de Boquim