quarta-feira, 10, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Secretaria de Estado da Inclusão e prefeitura de Socorro firmam parceria para a implantação do banco de alimentos

29 de novembro de 2017
in Municípios
0
Share on FacebookShare on Twitter

A iniciativa visa ofertar serviços para a população de baixa renda e instituições, distribuindo produtos de qualidade e valor nutricional

Representantes da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro estiveram reunidos na tarde desta última segunda-feira, 27, com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Inclusão (Seidh) para buscar parceria visando à implantação do Banco de Alimentos. A iniciativa visa ofertar serviços para a população de baixa renda e instituições, distribuindo produtos de qualidade e valor nutricional.

Segundo o secretário da Agricultura de Socorro, David Lopes, a implantação do Banco de Alimentos consiste em algumas etapas: processo de coleta (cujos produtos são doados por redes de supermercado), armazenamento (espaço para guardar os itens) e distribuição qualificada do alimento doado (identificar os locais onde é possível encaminhar os alimentos). “É possível abraçamos esse projeto com baixo custo. Um Banco de Alimentos pode ajudar bastante àqueles sergipanos em situação de vulnerabilidade. Com ideias boas e viáveis, podemos ter resultados e contribuir para minimizar o problema da fome em algumas regiões”, afirmou Lopes.

Para Lucileide Rodrigues, diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seidh (Dsan), a oportunidade de implantação do Banco é positiva.“Em 2012, o Ministério do Desenvolvimento Social lançou um edital para implantação mas, à época, Sergipe não foi contemplado. Agora, surgiu a oportunidade de colocar em prática, o que será de grande relevância para a população, em se tratando de qualidade de vida e segurança alimentar. Após firmar o local adequado para recebimento dos itens, armazenamento e distribuição, será preciso identificar quais serão os doadores e os beneficiários. O Banco de Alimentos é mais um veículo de atendimento a quem precisa”, destacou Lucileide.

Durante a reunião, o secretário de Estado da Inclusão, Zezinho Sobral, sugeriu que a Prefeitura de N. Sra do Socorro busque apoio junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e faça a adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Doação Simultânea, para promover a articulação da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar. “Esses programas podem ajudar bastante na formação do Banco de Alimentos, agregando valor e fortalecendo a agricultura familiar. Será uma grande união onde os produtores e os consumidores serão beneficiados. Vale a pena também fazer o cadastro no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) para fortalecer as atividades. A Seidh está à disposição para somar em tudo que for necessário”, pontuou o gestor.

O gestor destacou os avanços do município de Socorro para a agricultura familiar. “No aspecto das compras institucionais e agricultura familiar, Nossa Senhora do Socorro é o município que mais compra e produz. São mais de R$ 700 mil investidos em compras diretas nas cooperativas de agricultura familiar, fortalecendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). É um esforço significativo que vem gerando resultados e dando grandes exemplos”, elogiou o secretário da Inclusão Social, Zezinho Sobral.

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, ressaltou a importância de mais uma parceria. “O diálogo com a Seidh é fundamental para fortalecer as ações que envolvem a inclusão social e o agricultor. Sem dúvida, o Banco de Alimentos vai trazer mais dignidade aos produtores locas, além do acompanhamento e a formação, para que possam lidar melhor com o trabalho, e favorecer àqueles que não têm o alimento em casa. Com esse Banco, muitos sergipanos serão beneficiados. Agradeço ao secretário Zezinho Sobral por nos receber e compreender a importância dessa ação”, comemorou o prefeito.

Por Ascom/Seidh

Notícias Relacionadas

Prefeito Samuel Carvalho lança programa ‘Alô, Comunidade’ com ampla participação popular no Santa Ce...

Areia Branca garante vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos

Estância abre Refis 2025 com descontos de até 100% em multas e juros

Lagarto celebra padroeira Nossa Senhora da Piedade com grande programação festiva

Moradores da Praia do Saco comemoram pavimentação asfáltica realizada pelo Governo do Estado

Governo de Sergipe apoia realização da 10ª edição do ‘Moda Mix’ em Itabaianinha

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato