A Zona Norte de Aracaju tem a influência da Região Metropolitana, em especial de Nossa Senhora do Socorro, onde há os grandes núcleos habitacionais. A maioria das linhas que partem dessa região tem como ponto de interesse Aracaju. Atenta a isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju já realizou grandes melhorias no transporte público da região, como a criação de novas linhas e ampliação de itinerários, além da incorporação de novos ônibus ao sistema.
Em 2013, foram implantadas as linhas 080 – Bugio/Atalaia e 615 – Bugio/Centro. Além disso, 171 ônibus novos foram incorporados à frota, 130 da Viação Atalaia e 41 da Auto Viação Modelo. No ano seguinte, mais três linhas foram criadas de modo a atender às demandas da comunidade: 065 – Marcos Freire II/Centro, 612 – São Carlos/Mercado e 614 – Sanatório/Centro. Outros 45 novos ônibus foram incorporados à frota, desses 15 são da Viação Atalaia, 10 da Capital Transportes de Passageiros e 20 da Auto Viação Modelo.
No ano de 2015, a SMTT, por meio da sua Diretoria de Transportes Públicos, ampliou o itinerário da linha 008 – Aeroporto/Bairro Industrial para Porto Sul/Bairro Industrial. Mais 30 ônibus foram inseridos no sistema e os terminais de integração da Maracaju, do DIA e da Zona Sul foram reformados para garantir mais conforto aos usuários do transporte público coletivo por ônibus.
No primeiro semestre deste ano, foram implantadas duas novas linhas: 009 – Terminal Marcos Freire/Zona Sul e 103 – Conjunto Maria do Carmo/Maracaju. Também foram incorporados mais 10 ônibus da Viação Atalaia.
O diretor de Transportes Públicos da SMTT, Coronel Péricles de Menezes, ressalta o trabalho da equipe para garantir mais mobilidade urbana para a população da Região Norte. “53% da frota de ônibus está concentrada na Região Norte. Diariamente milhares de pessoas se deslocam de Socorro para Aracaju em busca de escolas, trabalho ou outro tipo de serviço. O nosso trabalho é melhorar a prestação de serviço e oferecer mais conforto para essas pessoas, por isso criamos mais sete linhas, ampliamos a linha 008, acrescentamos ônibus novos à frota e reformamos os Terminais da Maracaju, do DIA e da Zona Sul. Além disso, os agentes trabalham diariamente no enfrentamento ao transporte irregular de passageiros”, explica o diretor.
O superintendente Nelson Felipe também falou sobre o trabalho contínuo que é realizado pelo órgão de trânsito. “Buscamos melhorar a qualidade do transporte e a mobilidade urbana em todas as regiões da cidade. Só na Zona Norte, onde temos diversos núcleos habitacionais grandes, principalmente aqueles ligados ao município de Nossa Senhora do Socorro, sem esquecer o Porto Dantas, o Japãozinho, o Lamarão, o Santos Dumont e outras comunidades da região, criamos linhas de ônibus para facilitar a locomoção e a mobilidade urbana. Também planejamos obras de melhoria viária, como a que está sendo executada na Avenida Euclides Figueiredo, e a reforma no Terminal do Mercado, que já está em fase licitatória”, concluiu.
Notícias Relacionadas
Governo do Estado e Sebrae assinam acordo para fomentar inovação nos municípios sergipanos
Posto de Atendimento do Detran-SE em Capela será inaugurado na sexta-feira, 22
Documentário sobre o Barco de Fogo tem estreia em praça pública de Estância
Feirinha da Gambiarra será promovida pela primeira vez em São Cristóvão
Tribunal de Contas de Sergipe discute realidade da educação durante transição de mandatos em municíp...
Governo leva para o município de Telha 36ª edição do ‘Sergipe é aqui’