Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana recepcionou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, que esteve no Centro Histórico da cidade reificando in loco o espaço que abrigará duas exposições que sairão do TCE para serem instaladas durante o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), nos dias 01, 02 3 03 de dezembro. Na ocasião, o diretor de comunicação do TCE, Marcos Cardoso e o jornalista Pascoal Maynard acompanharam a visita.
Ao que tudo indica, as exposições sobre os sergipanos Cândido Aragonez, artista plástico responsável pelos primeiros cartazes de cinema da história mundial, e também sobre o fotógrafo Waldemar Lima, que entre tantos trabalhos premiados ganhou notoriedade pela direção fotográfica do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, ficarão instaladas dentro do Museu Histórico de Sergipe e estarão dentro da programação do festival.
Clóvis enfatizou o papel do FASC dentro do cenário cultural sergipano. “Tínhamos uma festa cultural feita por amadores, depois veio a Universidade Federal de Sergipe e abraçou a ideia e patrocinou o evento, que naquela época recebeu personalidades importantes da cultura nacional, no teatro, nas artes plásticas e da música. Foram anos importantes que hoje vejo sendo revividos pela atual administração da cidade. Quero parabenizar o prefeito Marcos Santana por reabrir os trabalhos culturais da cidade, trazendo o Festival de Artes de São Cristóvão. O TCE vai fazer sua contribuição por compreender que o evento atrairá um maior público de sergipanos e visitantes de outras partes do mundo nestes dias de festa. Dessa forma, estamos dando nossa contribuição na propagação destes dois nomes tão importantes para o cenário cultural de nosso estado, do país”, pontuou.
Segundo informou o jornalista Pascoal Maynard, as obras fazem parte do acervo do TCE e serão transportadas com total zelo ao conteúdo que será exposto. “Viemos olhar os detalhes em relação à iluminação e conservação do espaço, pois são obras que não podem sofrer deterioração. Compreendemos que São Cristóvão está renascendo, depois de anos no esquecimento. É preciso romper com o passado e a cultura é o viés que dará suporte para o desenvolvimento da cidade”, frisou Pascoal Maynard, que na ocasião ainda informou que durante o FASC também será exibido um documentário sobre Waldemar Lima e seu trabalho na cinematografia de vários filmes.
De acordo com o prefeito Marcos Santana, a participação do TCE dentro do FASC respalda o trabalho que vem sendo feito para o renascimento da cultura sancristovense no estado. “Fui chamado ao TCE pelo presidente Clóvis Barbosa que disse fazer questão de participar do nosso festival. Ele disse que queria contribuir com, e estamos hoje recebendo a comitiva do tribunal para mostrarmos os locais que abrigarão as exposições. Esta é a prova de que as pessoas estão acreditando no nosso empenho de realizarmos um evento com esmero e qualidade. Para nós de São Cristóvão é fundamental a presença do TCE enquanto apoiador cultural do nosso evento”, finalizou.
Por Ascom/São Cristóvão
Fotos: Danielle Pereira