A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, fez da sexta-feira, 10, uma data histórica e de boas lembranças para os lagartenses. Logo pela manhã, no Centro de Especialidades Médicas, a população pôde acompanhar os primeiros passos do programa “Todo Som”, uma parceria entre a gestão Municipal, a Universidade Federal de Sergipe – UFS e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, que permite ao cidadão lagartense que possua algum problema auditivo sério e importante acompanhamento, envolvendo diversas áreas, com Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas ocupacionais, dentre outros.
“O programa surgiu por meio de uma grande demanda do município, uma lista de espera gigante com mais de 200 pessoas necessitando dos serviços de média complexidade, que hoje o município tem plena condição de acompanhá-las graças a esse trabalho”, explicou a fonoaudióloga da UFS e responsável pelo programa, Scheila Paiva.
Na ocasião, o município, por meio da Secretaria de Saúde, e juntamente a Universidade Federal de Sergipe e EBSERH, realizou a primeira entrega dos aparelhos auditivos aos pacientes que vinha sendo acompanhado semanalmente.
Entrega de veículos
Ainda no Centro de Especialidades, a gestão municipal, fez a entrega de dois veículos adquiridos com verbas oriundas da 8ª Vara da Justiça Federal, subseção de Lagarto.
“Esse dinheiro foi conquistado ao longo dos quatro anos e meio que a justiça está aqui em Lagarto e serve para fazer projetos ligados a ressocialização de presos, porém, nenhum órgão / entidade se apresentou com esse intuito. Então, entramos em contato com nosso corregedor e informamos que existe o dinheiro e que precisa ser utilizado, colocando a gestão municipal como o principal destino das verbas”, disse o Juiz Federal, Dr. Jailson Leandro, informando mais adiante que o município é um parceiro da justiça. “Nada mais justo que entregar a parte boa para quem faz o bem. O município de Lagarto é um parceiro, faz um brilhante trabalho e deverá utilizar esses recursos para ampliar suas ações”, concluiu o juiz.
Já no final da manhã, foram inauguradas duas obras importantíssimas, estas, no Residencial Júlia Nogueira. Um sonho antigo, o CAPS AD III finalmente foi concluído e entregue a população lagartense. A obra tem importância enorme e deverá atender 24 horas, aos usuários de álcool e drogas oriundos de Lagarto e dos municípios que compõem a regional (Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto e Riachão dos Dantas).
“A minha satisfação e ver as coisas acontecendo no município para quem realmente precisa do serviço público. A administração municipal não mediu esforços para garantir que esta obra fosse de fato finalizada. Parabéns a todos que contribuíram com esse projeto tão importante para nossas famílias”, disse o prefeito Valmir Monteiro.
Logo em seguida, foi inaugurada a Unidade de Acolhimento Adulto, Marcos Cesar dos Santos, e servirá de suporte junto ao Caps, atendendo aos usuários que estejam em vulnerabilidade social e familiar. A Unidade está apta a atender até 15 usuários, tendo estes permanência de até seis meses.
O Secretário de Saúde também comentou a importância das inaugurações e de tudo que elas representarão para Lagarto. “Isso aqui será uma base, um apoio as famílias lagartenses que muitas das vezes não têm a quem recorrer em seus momentos de aflição. Aqui está um serviço de transparência da Secretaria de Saúde e gestão municipal, que vêm trabalhando diariamente com o intuito de promover saúde de qualidade para cada cidadão que vive em nossa cidade”, ressaltou Cleverton Oliveira.
Por Ascom/Lagarto