O conjunto Eduardo Gomes, no Grande Rosa Elze, recebe neste sábado (11) o programa “Minha Comunidade Segura”. A ação ocorre no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, até às 15h, e tem por objetivo promover a cidadania entre os jovens e seus familiares, especialmente em locais de vulnerabilidade social. O evento é uma realização do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Cristóvão.
O prefeito Marcos Santana acompanhou a ação, que contou pela manhã com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Casa Civil, Belivaldo Chagas. “Esta parceria com o governo estadual fortalece a cidadania e cobre algumas lacunas em áreas nas quais ainda não conseguimos atender a comunidade sancristovense da maneira que queremos, e que nosso povo merece. Estamos trabalhando para tornar a gestão pública cada vez mais eficiente em nosso município, e buscando parceiros que possam trazer benefícios à população durante esse processo”, frisou o gestor sancristovense.

Sem burocracia
A técnica em enfermagem Marcela Viana chegou ao colégio cedo para aproveitar os serviços oferecidos. “Vim para trocar a minha carteira de identidade que já venceu. A iniciativa é muito boa, porque ajuda a quem não tem condições de se deslocar a um local mais distante para ter acesso a documentos. Tudo é feito de forma ágil e sem burocracia”, avaliou.

Projetos em rede
O programa “Minha Comunidade Segura” funciona a partir da execução de projetos em rede, que envolvem o fortalecimento de ações de prevenção na escola, identificando crianças e adolescentes com ligação direta e indireta com relação às drogas e encaminhando-os para iniciativas ligadas ao esporte, cultura e saúde, de modo a afastá-los da violência; ocupação de espaços públicos como praças, movimentando-as por meio da promoção de eventos, apresentações culturais e atividades esportivas; acompanhamento e avaliação de criança e família em situação de vulnerabilidade; busca de apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) para ampliar a oferta de cursos e atividades que possam ajudar crianças e adolescentes.
A ação integra Plano Estadual de Segurança Pública e pretende atingir o público formado por jovens com idade entre 15 e 29 anos e seus familiares. Com a execução do programa, a expectativa é a de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente. Após o trabalho inicial de cidadania, as escolas participantes passarão a receber quinzenalmente ações do programa das secretarias, órgãos e parceiros envolvidos.
Presenças
Nesta edição, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão participou com as equipes e os serviços das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e do Trabalho, além da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Também presentes ao evento o secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral; a coordenadora do programa e superintende da Casa Civil, Conceição Vieira; o ex-deputado federal Rogério Carvalho; os vereadores de São Cristóvão, Vanderlan Correia- presidente da Câmara Municipal-, Rafael da Colina, Vanderlan Nego, Tony na Academia, Irmão Gibson, Diego Prado e Rege do Rosa Maria; secretários e diretores municipais.
Ascom/São Cristóvão