Com apoio técnico e logístico do Governo de Sergipe, alunos atletas sergipanos das redes públicas municipais, estadual e privada estão na capital do Paraná para participar da primeira etapa da maior competição esportiva estudantil do país
Por meio do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (Def/Seed), dezenas de alunos/atletas sergipanos participarão de mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude, competição nacional organizada anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Realizada em duas etapas, a primeira delas, para atletas com idades entre 12 e 14 anos, será oficialmente aberta nesta terça-feira, 12, e segue até o próximo dia 21, na cidade de Curitiba, no Paraná.
Os alunos/atletas e os professores/treinadores da Delegação Sergipana que tem como chefe a diretora do Def, professora Auxiliadora Pires (Dorinha), desembarcaram na capital paranaense nesta segunda-feira, 11, e trouxeram em suas bagagens a expectativa de conquistar os lugares mais altos dos pódios. Ao todo, explica Dorinha, o grupo está composto por 184 integrantes, entre estudantes, professores, oficiais da delegação, jornalistas e fisioterapeutas.
Aos 14 anos, Ester Mota de Gois vai participar pela primeira vez dos Jogos Escolares da Juventude. Aluna/atleta do Centro de Esportes da Seed, no qual pratica Luta Olímpica, uma das 13 modalidades em disputa nesta competição, ela afirma que espera conquistar em Curitiba o mesmo resultado alcançado nos Jogos da Primavera 2017: o primeiro lugar. “Vim para ganhar. É uma competição nacional na qual estou buscando o melhor resultado possível”, destaca a jovem atleta sergipana.
A nadadora Poliana Brasil, aluna do Amadeus e integrante da Delegação Sergipana, conquistou o primeiro lugar em três provas da modalidade nos Jogos da Primavera e espera repetir esses resultados nos Jogos Escolares da Juventude. “Minha meta principal é baixar os meus tempos nas provas que participarei e, com isso, representar bem Sergipe”, afirma.
Tanto para os alunos quanto para os professores, a expectativa para a edição 2017 dos Jogos Escolares da Juventude é de conquistas importantes. Professor da rede pública estadual e treinador de ciclismo, Wagner Faccion ressalta que esta competição servirá como oportunidade para que três dos quatro ciclistas da delegação sergipana possam vivenciar uma disputa nacional. “Temos três atletas novatos em competições, mas trouxemos também o Caic Alessandro, aluno do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, que vai participar destes jogos estando entre os dez melhores de toda competição. Treinamos bastante para que eles consigam fazer os menores tempos possíveis”.
Professor de Educação Física da rede particular de ensino, e técnico do Badminton da Delegação Sergipana, Wendel Mota Ribeiro trabalha com a perspectiva de que os alunos atletas sergipanos dessa modalidade consigam trazer medalhas para o Estado de Sergipe.
Reuniões
Na noite desta segunda-feira (11), a chefe da delegação comandou uma reunião técnica com todos os integrantes do grupo para expor a logística dos Jogos Escolares e orientar os técnicos sobre as condutas a serem adotadas ao longo dos dias de competição,. quando todos estarão representando Sergipe
Durante a reunião, Dorinha enfatizou a sensibilidade do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, quanto ao incentivo ao esporte escolar, e destacou que a participação sergipana em mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude é consequência da política de apoio e fomento ao esporte escolar adotada pelo Governo de Sergipe, que, por meio da Seed, não tem medido esforços para incentivar e ajudar os alunos atletas sergipanos a participar de competições dentro e fora do estado. “Temos observado, nos últimos anos, conquistas importantes dos alunos atletas da rede pública estadual de ensino em competições nacionais de alto nível, que têm alcançado posições de destaque nessas disputas”.
Nesta terça-feira, 12, os professores/treinadores participam de reuniões técnicas de suas modalidades. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.
Ascom/SEED