No final da tarde desta segunda-feira, 2, o prefeito Valmir Monteiro recebeu no Gabinete o superintendente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) em Sergipe, César Mandarino. Acompanharam o encontro, técnicos da empresa pública e os secretários Noel Souza (Obras) e Carlos Angelo (Planejamento), e o adjunto Lúcio Sales.
César Mandarino veio comunicar oficialmente ao Gestor Municipal a inclusão do Vale do Rio Vaza-Barris na área de atuação da Codesvasf e
Convidá-lo para participar, junto aos secretários e vereadores, da solenidade de explanação oficial desse projeto no dia 20 de outubro em Itaporanga, com a presença do Presidente da Companhia e parlamentares federais, entre eles o senador Valadares e o deputado André Moura.
A Lei 13.481/2017 que inclui a bacia hidrográfica na Codesvaf foi sancionada no dia 18 de setembro pelo presidente Michel Temer. Com isso, as cidades que fazem parte do Vale do Rio Vaza-Barris terão enormes benefícios, como: projetos de irrigação, inclusão produtiva (a exemplo de cooperativas de mulheres para geração de renda), revitalização das bacia, reflorestamento e capacitação de produtores.
A bacia do Vaza-barris faz limites com a do rio São Francisco e com a do rio Itapicuru. No estado de Sergipe, ele divide as cidades de Simão Dias e Pinhão, atravessa o estado (incluindo Lagarto) e deságua no Oceano Atlântico, separando as cidades de Aracaju e de Itaporanga.
Com a alteração, cerca de 480 mil sergipanos residentes em 14 municípios inseridos poderão ser atendidos com ações da companhia, objetivando o desenvolvimento socioeconômico das regiões de sua abrangência.
“Agora necessitamos do apoio do Governo Federal e do Congresso Nacional, através de emendas parlamentares, para a vinda de recursos e, assim, colocarmos em prática esse grandioso projeto”, disse o superintendente.
O chefe do Executivo ficou feliz com todos os benefícios que atenderão os anseios da população, “principalmente quando se falou em ‘inclusão produtiva’, gerando emprego e melhores condições de vida para a nossa população”, disse Valmir Monteiro, acrescentando que em Lagarto o Vaza-Barris atravessa parcialmente, principalmente os povoados Jenipapo e Brasília.
Secom/Lagarto