São Cristóvão iniciou a campanha “Outubro Rosa” com um mutirão de exames preventivos ao câncer de mama e do colo do útero, na Unidade de Saúde Básica Massoud Jallali, no Grande Rosa Elze, neste sábado, 30. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Joélia Silva Santos, ações voltadas à saúde da mulher vêm ocorrendo periodicamente nas unidades do município, com o diferencial de que esta marca também o lançamento da campanha.
“Mutirões preventivos ao câncer uterino e de mama têm sido realizados em São Cristóvão. Desta fez, por ser dia 30 de setembro, estamos nos mobilizando também para o “Outubro Rosa”. Inclusive, temos uma inovação para esse procedimento: além de realizar o exame Papanicolaou (para o diagnóstico do câncer do colo do útero), as mulheres já saem com o resultado em mãos”, esclareceu Joélia Santos.
A secretária explicou ainda que proposta da atual gestão é desenvolver atividades constantes de conscientização sobre a prevenção a esse tipo de doença. “A ação tem o objetivo de oferecer a um maior número possível de mulheres um diagnóstico seguro, levando políticas públicas eficazes à população sancristovense. Também destacar a importância da prevenção e do tratamento imediato, caso seja detectado algum problema”, frisou.
Prevenir salva vidas
Toda uma estrutura foi organizada para a realização dos exames- que prosseguem à tarde-, reunindo enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de saúde, apoio administrativo e equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O cuidado e a atenção da gestão sancristovense foram bem recebidos pela população. A doméstica Maria José Santos fez questão de estar na ação preventiva ao câncer da mama e do colo do útero. “A gente tem que se prevenir. Muito boa a proposta, mostra uma preocupação com a saúde da população”,
A auxiliar de serviços gerais Sandra Santos chegou cedo à unidade e considerou positiva uma iniciativa específica para as mulheres. “Esse tipo de serviço é muito importante, porque são cuidados voltados para nós, mulheres. Temos que aproveitar e nos prevenir contra doenças mais sérias”.
Mobilização da sociedade
“Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização realizada por entidades públicas e privadas, dirigida à sociedade e às mulheres, para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento surgiu em 1990, na primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população no controle da doença. Desde aquela época, a campanha ocorre anualmente, como o nome já diz, no mês de outubro.
Por Ascom/Prefeitura de São Cristóvão