Na manhã desta sexta-feira, 29, gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), colaboradores e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), participaram de uma caminhada pelas ruas do conjunto Marcos Freire II, panfletando e conversando com os moradores sobre a importância de procurar ajuda e prevenir o suicídio.
De acordo com a coordenadora da alta e média complexidade, Larissa Fonseca, as atividades promovidas mostraram resultados positivos. “Foi bastante gratificante, pois tivemos muita adesão. Finalizamos com uma linda caminhada no Caps infantil. Nosso intuito é que no próximo ano possamos fazer um evento ainda maior, mobilizando muito mais pessoas”.
Atualmente a Prefeitura conta com uma verdadeira equipe multidisciplinar para atender os cidadãos que precisam de atendimento psicológico, a exemplo de psicólogos e psiquiatras para orientar, além das equipes integrantes do Programa Melhor Em Casa, que vai até as residências daquelas pessoas com dificuldade de locomoção. “Temos também os profissionais que atuam rotineiramente nos Caps, para as pessoas com depressão, que estão ali para ajudar e acompanhar esses usuários”, complementa Larissa.
Segundo Edênia Alcântara, coordenadora do Caps Infantil, São Domingos Sávio, o trabalho de conscientização precisa ser trabalhado com frequência, não só no mês de setembro. “O objetivo maior é fomentar o valor da vida. Ultimamente nosso país está enfrentando uma grande crise, o uso de drogas também aumentou, o que impulsiona várias pessoas para o caminho sem volta do suicídio. Esse nosso trabalho é para conscientizar e ressaltar o valor da vida e por isso ele precisa ser permanente”, conta Edênia.
A dona de casa, Cícera Santos, mãe de um usuário de Caps, reconhece a importância do ato. “Muito importante, porque muitas pessoas não paciência para lidar os problemas psicológicos, não sabem como lidar com determinadas situações e encontraram no suicídio uma saída para resolver os problemas. Essa caminhada serve para mobilizar a todos e incentivar as pessoas para que procurem ajuda, tenham mais amor a vida, mais amor aos filhos e a família”, revela.
Por Secom/Prefeitura de Socorro