
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove a Oficina de Produção Audiovisual na Escola Estadual Prof. Francisco Portugal, por meio do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Divisão de Tecnologia Educacional (Dite), de 26 a 29 de setembro, na capital sergipana. O curso é ministrado pelas técnicas pedagógicas Simone Amado Reis e Izabel Maria Santos. Participam da iniciativa os estudantes do 6° ao 9° anos e professores da unidade escolar.
Ao longo do curso serão apresentados conteúdos como roteiro, planos, ângulos, créditos, imagens, vídeo clipe, animação, entre outras temáticas relacionadas ao universo da produção audiovisual. A oficina é dividida entre a explanação teórica e atividade prática, contando com 20h, sendo 16h presenciais e 4h a distância. Após produzidos os vídeos serão editados no movie maker e no último dia da atividade, na sexta-feira, 29, os estudantes farão a exibição dos filmes.
De acordo com Simone Amado Reis, a oferta de uma atividade como esta, só demonstra o comprometimento da Seed no que se refere à formação do aluno e consequentemente leva às escolas iniciativas que promovem a melhoria da qualidade do ensino. “Cada vez mais é maior a procura dos alunos. A oficina colabora de maneira benéfica no tange ao processo de ensino e aprendizagem”, explicou.
A docente Fabiana Meneses Silveira salientou que, a partir das explicações, os jovens irão assistir e avaliar as produções audiovisuais de uma maneira muito mais analítica. “A ação desperta o interesse desses alunos inclusive sobre temáticas que são apresentadas em sala de aula”, frisou ao destacar que na escola pública em Sergipe existem atividades que promovem o desenvolvimento intelectual e pessoal.
Participação dos alunos
A estudante do 6° ano, Estefane Souza Santos, informou que a oficina promove diversos momentos enriquecedores. “O mundo da produção audiovisual sempre me encantou, com a oficina estou tendo a oportunidade de conhecer mais acerca deste assunto. Sei que vou explorar toda a minha criatividade quando começar as atividades práticas”, declarou.
O jovem Pedro de Jesus Santos, aluno do 6° ano, comentou que está aprendendo muito sobre fotografia. “Irei compartilhar o que sei com meus colegas e amigos e na atividade prática pretendo filmar um vídeo clipe”, disse ao comentar que assiste muitos vídeos no Youtube.
Segundo Izabel Maria Santos, oferecer atividade é uma oportunidade para despertar nos discentes o senso crítico e o protagonismo. “A oficina possibilita despertar as habilidades destes jovens e ainda a descoberta dos novos talentos”, destacou ao salientar que o apoio da Seed é primordial. “No final do ano haverá a apresentação dos conteúdos produzidos por todos os estudantes que participaram das oficinas”, disse.
A professora Maria Rozimeire Goes comentou que a oficina conta com profissionais altamente capacitados. “A iniciativa irá colaborar muito na formação dos nossos alunos e por ser uma atividade interdisciplinar irá agregar mais conhecimentos”, finalizou.
Por Lívia Lessa