Sabemos que para termos vida longa, é necessário estarmos saudáveis, de bem com a vida e, principalmente, atento às reações adversas que nosso corpo, alma e mente nos aponta.
Lagarto é uma cidade com mais de 100 mil habitantes e como tantas outras, enfrenta diversos problemas, porém, com uma diferença: existe a superação, competência e soma de esforços, quesitos importantíssimos que vêm fazendo com que os moradores aqui tenham saúde pública de qualidade.
Quem utilizou o Sistema Único de Saúde (SUS) este ano deve ter percebido uma melhora significativa, não só no atendimento, bem como nas ações ofertadas pela Secretaria de Saúde. Para apresentar um exemplo, fomos até a Unidade Básica de Saúde, Leandro Maciel, o “Posto do Leite”, que, com um quadro equivalente a pouco mais de 30 servidores conseguiu atender em apenas um dia, a incrível marca de mais de 500 pessoas, pacientes que foram em busca de solucionar diversos problemas e que saíram de lá já medicados.
A UBS oferece atendimento com clínico geral, serviço odontológico, vacinação, entre outros, o que, segundo a gerente da unidade, Edvania Leal, faz com que a unidade receba várias pessoas nas primeiras horas. “Logo cedinho estamos com um grande número de pessoas em busca de atendimentos clínicos e odontológicos, retirada de medicamentos, por exemplo. Graças à competência dos nossos gestores e profissionais conseguimos atender a todos”, disse.
A usuária do sistema, Edgley Senna, disse de como tudo é bem organizado no atendimento e na dispensa dos medicamentos. “Gostei demais do atendimento, foi de acordo com a ordem de chegada, nada que não possamos esperar, já saí do consultório direto para a farmácia e já peguei o meu remédio, agora é se cuidar, estão todos de parabéns pelo atendimento e o respeito ao cidadão que precisa do SUS”, agradeceu a doméstica de 32 anos.
O Secretário de Saúde, Cleverton Oliveira, aponta um grande avanço no Sistema Único de Saúde, em Lagarto. “O trabalho que estamos fazendo no dia a dia é para isso, pra que todos tenham seus direitos respeitados. Temos bons servidores, dedicados e preparados na causa, o que facilita muito o crescimento do SUS, como vem acontecendo. Temos uma gestão confiante e competente, isso também ajuda bastante”, apontou o Secretário.
Por Secom/Lagarto