A vice-presidente da Associação dos Amigos da Oncologia, OMO, Verônica Passos, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira, dia 4 de setembro, ao Jornal da Alese. Na ocasião na entrevista, falou sobre a campanha Setembro Dourado, que tem o objetivo de conscientizar precoce do câncer infanto-juvenil.
O “Setembro Dourado” é uma realização da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer- CONIACC. A AMO é filiada à confederação e uma das instituições representantes em Sergipe.
De acordo com a entrevistada, a campanha que durará divulgação durante todo o mês, abrange ações educativas e preventivas. “Estamos disponibilizando cartilhas de conscientização e alerta sobre a doença em crianças e adolescentes(infanto-juvenil), destacando os principais sinais e sintomas da doença”, ressaltou Verônica.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, o câncer infantil é a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes. As estimativas para este ano é de 12,6 mil novos casos de cÂncer infanto-juvenil em todo o Brasil.
“Os fatores da doença são diversos, e os tipos mais frequentes de câncer na infância são, por incidência, a leucemia, e tumores de sistema nervoso central e linfomas. Cerca de 70% dos casos da doença podem ser curados se descobertos precocemente, e tratados em centros especializados”, informou.
Por Agência de Notícias Alese