Com grande sucesso, a an1ª Conferência Regional em Vigilância em Saúde foi realizada em Lagarto, nesta terça-feira, dia 22. O evento teve como tema: “Vigilância em Saúde Direito, Conquistas e defesa de um SUS público de Qualidade”.
O evento seguiu as regras do seu regimento, e dentro do eixo principal a ser desenvolvido foram apresentados mais quatro sub-eixos:
I – O lugar da vigilância em saúde no SUS;
II- Responsabilidades do estado e dos governos com a vigilância em saúde;
III- saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias na vigilância em saúde;
IIII- vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.
Tivemos a participação plena de estudantes, servidores em saúde, coordenadores de todas as áreas em vigilância em saúde e conselhos municipais, além da sociedade civil.
As cidades envolvidas estão anexas à Regional da Saúde com sede em Lagarto: Simão Dias, Riachão do Dantas, Salgado, Tobias Barreto, Poço Verde e a sede.
A I Conferência contou com 32 delegados e convidados, além dos demais participantes, que atentaram-se para diversas palestras ministradas por profissionais da área, tendo como palestrante principal a enfermeira representante do estado, Mércia Simone Feitosa de Souza.
A parte da tarde foi reservada para grupos, sendo debatidos com eficácia os sub-eixos citados acima, sendo extraídas propostas consequentemente aprovadas pela plenária para serem levadas à Conferência Estadual, visando implantar melhorias, tanto na execução, quanto na aplicação a respeito do tema.
A primeira-dama do município e Secretária do Desenvolvimento Social, Andresa Nascimento, representou o chefe do executivo, Valmir Monteiro, e elogiou o empenho de todos. “Como é bom ver os municípios que fazem a nossa regional em busca de melhorias para nossos cidadãos, parabéns a todos por se engajarem tanto em busca de um só objetivo: saúde pública de qualidade para quem precisa”, parabenizou.
Por Secom/Prefeitura de Lagarto