Levar ações de estímulo ao empreendedorismo por toda Aracaju tem sido uma das metas da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Uma dessas ações aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, no Mercado Thales Ferraz, com feirantes em uma palestra intitulada Melhore seu Negócio e Cative seu Cliente, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O encontro deu-se também em alusão ao Dia do Feirante, que é celebrado no próximo dia 25.
De acordo com o presidente da Fundat e da Emsurb, Luiz Roberto Santana, o objetivo é despertar nestes trabalhadores autônomos a vontade de aprimorar e estruturar corretamente o próprio negócio. “É importante investirmos nessa categoria e oferecer a ela as melhorias necessárias, afinal, todos saem ganhando: o feirante, que é um empreendedor nato, e o cliente. Acreditamos que essa é uma das formas de estimularmos o aumento a geração de renda em Aracaju”, explica Luiz.
Para a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo, Rosana Amaral, é necessário desmitificar o termo empreendedor. “Muitas pessoas acham que empreendedor é o dono de grandes empresas. E não é. Empreender vai muito além disso. E precisamos que todos entendam que não tem bicho de sete cabeças. Os mercados concentram um número enorme de empreendedores e potenciais, por isso estivemos e estaremos sempre por lá. Queremos ir de ponta a ponta de Aracaju levando conhecimento”, informa.
Na prática
Jorge Carlos de Melo tem 58 anos e há 42 trabalha no Mercado Municipal de Aracaju. Filho de camelô, ele começou a empreender desde muito cedo como engraxate e vendedor de picolé, além de ajudar nos negócios do pai. Hoje, o comerciante é dono de uma banca de artesanato no Mercado Thalles Ferraz e fez questão de participar da palestra, pois acredita que todas as dicas transmitidas serão muito úteis para o crescimento da sua atividade.
“Esse encontro é muito importante para quem quer crescer, seguir neste caminho e melhorar o seu comércio. Foi uma reunião muito válida. A Fundat e a Emsurb estão nota mil por este grande trabalho. Não quero perder nenhum, todos que tiver eu irei. Precisamos nos aprimorar, sermos mais comunicativos e conversar com o cliente. Tudo que eu tenho é graças a ele, que não está pedindo um favor. Quando ele chega eu coloco pra dentro da banca e, se ele não comprar na hora, vai comprar depois”, acrescenta o autônomo.
Encontro com Empreendedores
No próximo dia 25, 8h, na Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto Santa Tereza, acontecerá o I Encontro de Empreendedores, uma rodada de negócios na comunidade com o foco principal para microempreendedores locais. O intuito é percorrer toda Aracaju com ações assim. Participarão da iniciativa somente empreendedores formais e informais, assim como feirantes e ambulantes da comunidade, e a ação conta com o apoio de parceiros como o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Essa busca ativa nos bairros possibilita uma maior assertividade no fomento do empreendedorismo, um dos principais objetivos da atual gestão.
Por Agência Aracaju de Noticias